MASTIGAR DEVAGAR EVITA DOENÇAS E EMAGRECE!!!


Você sabia que a mastigação é uma das etapas mais importantes da digestão? E que comer rápido engorda mais do que aqueles que fazem suas refeições com calma? Apesar de toda a correria do dia-a-dia, realizar pausas, mesmo que pequenas, para as refeições são fundamentais para uma vida saudável e para evitar diversos tipos de doenças.  E mais importante do que ingerir alimentos naturais, ricos em nutrientes e vitaminas, é alimentar-se com qualidade, de forma correta e adequada.  Por conta disso, neste post vou mostrar a forma certa para comer bem e os principais males causados por consumir alimentos rápido demais.


MASTIGAÇÃO

A mastigação é a etapa inicial da digestão. E esta fase faz toda a diferença no processo digestivo: quanto melhor o alimento for mastigado, mais fácil e rápido ele será digerido.
Por outro lado, quando alguém come rápido demais, mastiga menos, enviando ao estômago alimentos em pedaços maiores, o que torna o processo mais lento e nada saudável, sobrecarregando o órgão responsável por processar os alimentos.
Quando processada de maneira inadequada, o organismo não absorve os nutrientes provenientes da comida e importantes para nossa saúde, ocasionando, em muitos casos, a má digestão, que provoca a sensação de estufamento, enjoo, ânsias e dores abdominais.

AUMENTO DE PESO

Comer devagar ajuda o cérebro a assimilar o sabor dos alimentos e, sobretudo, a sensação de saciedade, fazendo com que precisemos de menos comida para nos sentirmos satisfeitos. Isso faz com que comamos porções menores e, por consequência, ingerimos menos calorias, o que evita o aumento de peso.
Dessa forma, o mais indicado é comer pausadamente, repousando os talheres entre uma garfada e outra, e levar pequenos pedaços, do tamanho de metade de nossa língua, por vez na boca. Essa recomendação é extremamente importante, uma vez que nosso cérebro leva cerca de vinte minutos para entender que não necessita de mais comida para sentir-se saciado.

SEDE

Colocar pedaços grandes de comida na boca provoca a sensação de sede. E esse é outro hábito bastante prejudicial, pois gera a necessidade de beber algo para ajudar a ‘empurrar’ os alimentos para baixo.
Menos mal se essa prática for feita com o auxílio de água mineral ou sucos naturais, com no máximo 100ml de líquido, mas o que também deve ser evitado. Porém, muitos o fazem com bebidas gaseificadas, como refrigerantes, ou alcoólicas, o que aumenta capacidade gástrica do organismo. Além do mais, esse comportamento também aumenta as calorias consumidas.

COMO MUDAR?

Comer de forma errada acarreta em diversas complicações digestivas, como úlceras e gastrite. Porém, para eliminar riscos de problemas gastro-intestinais e impedir o ganho calórico desnecessário, basta mudar seus hábitos alimentares à mesa.
Coma com calma, sem pressa, em um lugar tranquilo, apreciando o prato a sua frente. O ideal é mastigar aproximadamente 30 vezes cada porção. Isso fará com que seu organismo sinta-se saciado com menos quantidade de alimentos. Outra dica importante é evitar alimentar-se em frente à televisão ou ao computador, em pé ou realizando outras atividades.
A maneira certa de comer sem prejuízos à saúde é estabelecer um horário para cada refeição, onde a ansiedade, pressa e tensão fiquem de fora. Quem mastiga direito, alimenta-se menos e melhor, sem comprometer o organismo. Além do mais, aprecia e saboreia adequadamente os alimentos. Afinal, comer é um dos maiores prazeres da vida!



  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS