Resveratrol: Estudos revelam inúmeros benefícios - confira!



Pesquisadores do Instituto Linus Pauling da Universidade do Oregon mostraram que os estilbenóides, pigmentos de frutas e verduras, como o resveratrol presente nas uvas roxas e o pterostilbeno dos mirtilos, trabalham em sinergia com a vitamina D melhorando a função imunológica. O que ocorre é que estas substâncias aumentam a expressão do peptídio antimicrobiano catelicidina humana, ou gene CAMP, que está envolvido na função imune.
O resveratrol tem sido alvo de estudo há anos, apresentando vários benefícios na saúde como melhoria da função cardiovascular e redução da inflamação sistêmica. Estilbenóides são compostos produzidos naturalmente por algumas plantas como forma de defesa, combatendo infecções.
Apesar do interesse nestes compostos ainda não existem informações suficientes sobre a  biodisponibilidade dos mesmos, já que os estudos foram conduzidos in vitro. Estudos em seres humanos serão agora necessários.

Mesmo assim, vale a pena continuar consumindo alimentos roxos pois estes contém uma série de vitaminas, minerais e outros pigmentos, como as antocianinas, com potentes propriedades antioxidantes, antiinflamatórias e anticancerígenas.



  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS