Receita de três Sobremesas rápidas e saudáveis com CHOCOLATE!!!





Falta de tempo para cozinhar não é mais razão para desencanar do prazer de fazer - e degustar – uma sobremesa legal. Nem o receio de comprometer a saúde ou disparar a balança. Garimpei receitas de até três minutos no micro-ondas. Você prepara a jato. Doce dá prazer, pois, como todo carboidrato, auxilia sua produção de serotonina, hormônio do bem-estar. E nem sempre engorda. É só não exagerar na dose (estas receitas rendem uma ou duas porções) e comer na hora certa. Ou seja, logo após a refeição principal. Aí, a quebra do açúcar no organismo é mais lenta. Quando você está de estômago vazio e mastiga uma guloseima, o açúcar dela é rapidamente liberado ao sangue, aumentando a quantidade de insulina produzida no corpo. Isso provoca vontade de repetir os doces, o que facilita o ganho de peso. Mais: O açúcar que restar no sangue e não for absorvido pode virar gordura.
Os benefícios das sobremesas à saúde? Veja um a um agora!

1. Fondue de chocolate


Ingredientes – 1 barra (120 g) de chocolate amargo; 1 colher (chá) de canela; 1 colher (sopa) de rum ou licor; as frutas que você mais gosta, picadas.

Preparo – Quebre o chocolate em pedaços e ponha num recipiente de vidro. Leve ao micro-ondas. Ligue-o na potência alta por 3 minutos. Mas, a cada minuto, tire a cumbuca para misturar. Após os 3 minutos, adicione a canela, a bebida, misture e coma com as frutas. Serve 2 pessoas.

Garanta saúde – Chocolate amargo é rico em polifenóis, substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias. Esse doce também possui teobromina, um tipo de cafeína que tem ação estimulante. Chocolate amargo ainda carrega antioxidantes que combatem o colesterol ruim e reduzem a pressão. Já as frutas são cheias de vitaminas e minerais essenciais ao organismo.

2. Bolo de chocolate na caneca


Ingredientes - 1 ovo; 4 colheres (sopa) de leite desnatado; 3 colheres (sopa)de óleo de coco (tem em lojas de suplementos e de produtos naturais); 2 colheres (sopa) rasas de cacau em pó ou chocolate em pó light; 4 colheres (sopa) rasas de açúcar light; 4 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo integral; 1 colher (café) rasa de fermento em pó.

Preparo - Quebre o ovo numa caneca e bata-o com um garfo até clara e gema se misturarem. Jogue o óleo, o açúcar, o leite e o cacau ou chocolate. Continue mexendo, até ficar bem misturado. Aí, ponha a farinha, o fermento e bata até a massa ficar homogênea. Leve a caneca ao micro-ondas: 3 minutos, na potência máxima.

Garanta saúde – Estudos recentes mostram que quem ingere a gordura presente no leite desnatado tem 40% menos risco de sofrer infarto. Mas, claro, não é só comendo bolo que você garante o benefício. Precisa tomar cerca de 2 copos de leite ao dia – o leite do bolo pode compor essa quantidade, como o de laticínios. Óleo de coco reforça sua imunidade e tem gordura saturada, que não vira gordura trans – tipo que aumenta o colesterol ruim (LDL) no organismo – sob ação do calor. Ovo possui bastante proteína, que ajuda os músculos, e biotina, vitamina que eleva o bom colesterol (HDL) e reduz o ruim, prevenindo doenças do coração. Ovo ainda contém luteína, antioxidante benéfico à saúde ocular.

3. Chocolate na pera


Ingredientes – 1 pera; 3 pedaços ou quadrados de chocolate meio amargo (30 g) e 4 colheres de sopa de aveia (farinha) ou castanhas moídas.

Preparo - Corte a pera ao meio e, com uma faca, retire o miolo e as sementes de cada metade da fruta. Coloque um pedaço do chocolate nos buracos que ficaram. Passe em volta das duas partes da pera a farinha de aveia ou se preferir a farinha de castanhas moídas. Ponha a fruta num prato e leve ao micro-ondas. Deixe 1 minuto, em potência média.

Garanta saúde - Pera tem fibras solúveis, que contribuem para o bom trânsito intestinal. A fruta ainda é rica em potássio, bom para os músculos. Você viu as vantagens do chocolate na receita Fondue de chocolate na cumbuca, vale a pena!A aveia é rica em Fibras, Vitaminas, Minerais e Protéinas.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS