Estudo: Gordura do leite X mortalidade em mulheres com câncer de mama



Estudo publicado no Journal of the National Cancer Institute http://jnci.oxfordjournals.org/content/early/2013/03/08/jnci.djt027.abstract?sid=ede9a16d-9d8c-4409-bf6e-5100b8f14161 mostrou que o consumo de laticínios com alto teor de gordura está associado a maior mortalidade em mulheres com câncer de mama. Estudos prévios já haviam demonstrado que a exposição crônica ao estrógeno é fator causal deste tipo de câncer. Estrógenos estão presentes em grande quantidade em laticínios integrais (sorvetes, pudins, leite, queijo, iogurtes, manteiga), uma vez que provém de vacas grávidas. O mesmo se aloja na gordura do leite e é absorvido em nosso intestino após o consumo. Neste estudo, os pesquisadores examinaram um grupo de mulheres diagnosticadas com câncer de mama invasivo, dentre os anos de 1997 e 2.000. As mulheres que durante a vida haviam consumido maior quantidade de laticínios integrais (uma ou mais porções ao dia) tiveram mortalidade por câncer de mama 49% mais alta do que as mulheres que consumiram menores quantidades de laticínios. Tiveram ainda mortalidade 64% maior de falecer por outras causas.

Um outro fator é que células cancerígenas se multiplicam mais rápido quando possuem um grande suprimento de gordura. Vale lembrar que o alto consumo de gordura também está associado a outros tipos de câncer, como pâncreas, intestino, próstata e esôfago. A divisão de pesquisa Kaiser Permanente, responsável pelo estudo, recomenda a substituição dos laticínios integrais por versões desnatadas.

Outros autores indicam a exclusão total dos laticínios, mesmo aqueles com baixos teores de gordura uma vez que existem evidências de que a proteína de origem animal também é promotora do câncer.
 
 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS