Óleo de Abacate: Você conhece?


 
Você conhece o óleo de abacate? Já falei das propriedades dessa fruta aqui no blog. O óleo de abacate  é extraído da polpa da fruta madura e se destaca pelo seu excelente valor nutricional. Rico em beta-sitosterol, ácido oléico (gordura monoinsaturada), vitaminas A, E, B6 e D, potássio, ácido fólico, luteína e magnésio.

Quando associado a uma alimentação balanceada pode trazer inúmeros benefícios a saúde.


Ação do óleo de abacate no emagrecimento


O óleo de abacate pode desempenhar um papel na perda de peso se consumido em quantidades moderadas. Fonte de gorduras insaturadas, seu consumo causa a sensação de saciedade, reduzindo o apetite.
Devido à presença do beta-sitosterol, quando consumido junto às refeições, o óleo de abacate se associa às gorduras saturadas dos outros alimentos bloqueando sua absorção pelo corpo. Este efeito pode ajudar na perda de peso e prevenção de doenças cardiovasculares.
O beta-sitosterol auxilia na redução dos níveis de cortisol, hormônio liberado em maior quantidade em situações de estresse e que está relacionado ao aumento da compulsão alimentar e do acúmulo de gordura na região abdominal.
Pode ser consumido puro ou em molhos para tempero de saladas e na finalização de pratos quentes.
Comparado a outros óleos vegetais, o óleo de abacate é mais estável a altas temperaturas, podendo ser utilizado em preparações quentes, como refogados e frituras, sem alterar sua estrutura química.
 
 
 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS