Alimentos para Visão: Saiba mais...


Castanha-do-pará

O alimento é rico em selênio, um antioxidante natural que combate os radicais livres, que podem danificar a retina, por isso ajuda a prevenir cataratas e degeneração macular. Também é fonte de gorduras poli-insaturadas, o que ajuda a proteger o coração e a reduzir o mau colesterol. O consumo de uma castanha por dia pode auxiliar no combate de doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, câncer e obesidade.

Ervilha

A ervilha possui muitos nutrientes como sais minerais, cálcio, fósforo, ferro, enxofre, potássio e cobre, oferecendo muitos benefícios à saúde. Esta leguminosa também possui vitamina A, importante para a visão e para a formação de ossos; vitaminas do complexo B, que desempenham um papel importante no metabolismo energético; e vitamina C, importante nos processos de cicatrização. O consumo médio indicado é de 100 g, o equivalente a 4 colheres (sopa).

Maçã

A fruta auxilia na manutenção da saúde da visão, especialmente no caso dos diabéticos. Isso porque a pectina presente na fruta atua no controle da glicemia a qual, quando alterada, pode acarretar problemas nos olhos e outras complicações graves aos portadores da doença. Duas maçãs pequenas com casca, ao dia, já fornecem a quantidade necessária desta fibra para atingir o benefício.

Mamão-papaia

A vitamina A presente no alimento é indispensável para o bom estado da visão crepuscular. Quando usada como cataplasma (uma espécie de massa terapêutica) sobre os olhos, atua no combate às olheiras e ao inchaço. O consumo médio indicado é de 1 unidade pequena ou ½ papaia, se for médio ou grande.

Óleo de linhaça

Um problema comum em pessoas de idade avançada é o olho seco, cujos principais sintomas são sensação de ardência, coceira e sensibilidade à luz. Para combater esse mal, muitos tratamentos já incluem o consumo de óleo de linhaça, fonte de vitamina E e dos ácidos graxos ômega 3, 6 e 9.

Ovos

São ricos em colina, substância que está relacionada à melhora de catarata e degeneração macular, assim como as zeaxantinas e a luteína.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS