Você percebeu dificuldade em fazer digestão dos açúcares? Conheça a CSID

Atendi recentemente uma paciente adulta com CSID, e fiquei pensando... será que as pessoas conheçam essa deficiência ??? Muitas pessoas pode ter os sintomas e não sabem do seu diagnóstico. Desta forma, esse post é para esclarecer alguns pontos.
 
A deficiência é congênita de sacarase-isomaltase (CSID) sendo uma condição genética que afeta a capacidade do corpo de digerir certos açúcares.
A sacarase e a isomaltase são enzimas produzidas no revestimento do intestino delgado para quebrar a sacarose e a maltose/isomaltose (amidos). Mas com essa condição, há uma deficiência relativa dessas enzimas. Portanto, quando uma pessoa com CSID consome sacarose ou maltose, ela pode apresentar sintomas gastrointestinais desagradáveis.

Os sintomas mais comuns são movimentos intestinais soltos ou diarreia e inchaço. Embora algumas pessoas também possam ter vômitos.

Uma maneira familiar de pensar sobre CSID seria compará-lo com a intolerância à lactose. A intolerância à lactose ocorre devido à falta da enzima lactase em algumas pessoas, o que reduz sua capacidade de quebrar a lactose e digeri-la sem sintomas.

Na verdade, a intolerância à lactose muitas vezes pode ocorrer juntamente com a deficiência de sacarase-isomaltase.
Não existe uma abordagem de tamanho único para o CSID. Isso ocorre porque todos com CSID terão diferentes níveis de deficiência enzimática e, portanto, diferentes níveis de tolerância.

Sacarose, maltose e isomaltose são encontrados em uma variedade tão grande de alimentos que seria quase impossível eliminá-los completamente de sua dieta. No entanto, eles podem ser limitados para impedir que os sintomas ocorram, por isso a estratégia nutricional com dieta específica é necessária para o tratamento além dos suplementos e manipulados.

PROCURE SEU NUTRICIONISTA CLÍNICO E SAIBA MAIS!


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS