VOCÊ FOI DIAGNOSTICADA COM LIPEDEMA?

Trata-se de uma deposição anormal de gordura localizada principalmente no quadril e pernas, geralmente associada a dor, inchaço, celulite, hematomas e sensação de pés frios.

A desproporção entre o tronco e os membros inferiores é evidente, e o relato de dietas com perda de peso sem perder medidas nas pernas é frequente.

É uma doença crônica, que acomete pelo menos 1 em cada 11 mulheres. Frequentemente confundida com obesidade ou linfedema, tem características particulares e um tratamento distinto e, por isso, é tão importante que seja diagnosticada.

Praticamente só as mulheres são afetadas por lipedemas. Sendo assim, os especialistas partem do princípio de que as causas principais da doença são hormonais. Como regra geral, a doença se manifesta no final da puberdade, durante uma gravidez ou ao longo da menopausa. Além disso, a susceptibilidade ao lipedema parece ser genética.

Fora todo o impacto emocional, há muitas outras repercussões negativas quando a doença não é tratada. Nos estágios avançados, ela lesa os vasos linfáticos, levando à retenção de líquido, predisposição a infecções, deformidades nos pés e até perda de mobilidade.

O cuidado nutricional é um dos pilares centrais no tratamento do Lipedema pois, a alimentação, é um dos fatores mais importantes no tratamento da patologia, por esta se tratar de uma inflamação crônica, por isso, procure um Nutricionista Clínico e você verá grandes benefícios, pois existem muitos protocolos nacionais e internacionais de tratamento nutricionais para esta patologia. 


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS