Nas consultas dessa semana no consultório em Curitiba, comentei com vários pacientes sobre a Jornada de Dietoterapia Chinesa que eu fiz na semana passada com a Terapeuta Claudia Siqueira @claudiasiqueiramtc
Quando se fala em medicina tradicional chinesa, as pessoas logo pensam em acupuntura. Pouca gente sabe que a prática também inclui cuidados com a alimentação. Na dietoterapia chinesa, no entanto, os valores nutricionais saem de cena para dar lugar ao aspecto energético de cada alimento.
Essa terapia propõe uma reeducação alimentar a partir de uma avaliação energética que leva em conta a rotina, a alimentação e os problemas de saúde que a pessoa apresenta
Para quem não conhece ainda, a Dietoterapia Chinesa, ela é rica em orientações que promovem equilíbrio objetivando a Saúde, Bem-estar e Recuperação.
É estruturada sob princípios de Medicina Tradicional Chinesa (MTC), como: Energia Qi, Yin Yang, Zang Fu e Cinco Elementos.
Divulgando uma das dicas da Jornada aqui para vocês:
Para a medicina tradicional chinesa, a temperatura dos alimentos também tem seu papel no equilíbrio corporal. Pessoas que sentem muito frio devem ingerir alimentos de natureza quente ou morna, como gengibre e canela, e condimentos naturais, como curry e alho, para reestabelecer a estabilidade.
A hortelã, que é um alimento frio nessa prática, é bom para inflamações e para pessoas que sentem muito calor, como mulheres na menopausa.
.
.
.
.
.
#cinclos #medicinatradicionalchinesa #mtc #infusoescinclos #saude #tcm #infusaoterraaquela