PASSO A PASSO PARA COMPRA DO VERDADEIRO ÔMEGA-3

 

Devido inúmeras solicitações via WhatsApp e Instagram resolvi montar um post sobre a compra correta do ômega-3 para ajudar.

Os Ácidos Graxos Poli-insaturados Omega-3 não são produzidos pelo corpo humano, e por isso, devem ser obtidos por meio da alimentação.

O EPA é um tipo de ômega 3 importante por sua ação anti-inflamatória, atuando na produção de substâncias anti-inflamatórias chamadas prostaglandinas (E3), enquanto que o DHA está mais ligado à saúde do cérebro e da retina dos olhos. Além disso, o óleo de peixe também pode ser interessante para pessoas que apresentam sintomas ou doenças de caráter inflamatório como celulite, obesidade, artrite reumatoide, etc.

O mais importante, e talvez o primeiro item, a ser observado no produto é se as cápsulas contém vitamina E. Isso porque esta vitamina vai atuar como um antioxidante, evitando assim a oxidação do óleo de peixe e mantendo a qualidade do produto.

Outro item que deve ser levado em consideração, a quantidade de EPA e DHA. O EPA e o DHA são os compostos ativos do óleo de peixe e a porção do seu produto que vai lhe dar o efeito esperado. Para isto, sua Nutricionista Clínica ou o Médico irá prescrever a dosagem necessária para você.

Em relação ao EPA e o ômega 6 (ácido araquidônico), o ideal é que esta relação seja de 20% de EPA para 1% de ácido araquidônico (AA), Mas infelizmente nem todos os rótulos especificam a quantidade de AA.

Um ponto extremamente importante, e que nem todos os rótulos trazem, é observar se o produto é livre de contaminantes ambientais: PCBs, mercúrio e dioxinas, que são substâncias nocivas a saúde e até cancerígenas.

É bom observar, também, se a cápsula é de liberação intestinal, pois assim você evitar ficar com aquele gosto de peixe na boca pelo restante do dia.

Finalizando e não menos importante, é saber se o ômega-3 é na forma dos ácidos graxos em Triglicerídeos (TG), naturalmente presente nos peixes de água gelada, pois garantirá um aproveitamento 70% superior quando comparado à forma dos ácidos graxos em Etil Ester (EE), presentes em outros óleos de peixe. Por isso, no rótulo deve vir descrito essa informação se o ômega-3 é em forma de TG ou EE.

Assim, é necessário olhar com calma e atenção a estes itens mencionados acima. Uma dica é o valor, se for muito barato pode ser que não seja um ômega-3 de boa qualidade. Porém não é uma regra, sendo necessário ver rótulo sempre do produto antes de comprar. Para ter um auxílio especializado, procure sua Nutricionista Clínica para te ajudar, pois é necessário alguns selos na rotulagem para comprovar a qualidade do ômega-3 também!!!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS