ÓLEOS ESSENCIAIS PROTEGEM PULMÃO DE FUMANTES CONTRA DANOS DA FUMAÇA DO CIGARRO



 FONTE DA IMAGEM: 

Estudo recentemente (set/2015) feito na China, demonstrou que o linalol, principal componente de vários óleos essenciais, como os de lavanda (35-45%), pau rosa (85-90%), ho wood (85-90%), coentro sementes (80-85%), sálvia esclaréia (20-40%), bergamota (10-20%) e petitgrain de laranja (35-40%), teve um efeito protetor nos pulmões contra a inflamação induzida pela fumaça do cigarro.

Vários estudo já demonstraram que o linalol possui potencial antiinflamatório, mas nenhum até então havia avaliado o efeito que esta molécula poderia ter na prevenção de danos ocasionados pelo ato de fumar.

O estudo foi realizado em camundongos, que receberam diariamente linalol 2 horas antes de inalar a fumaça de cigarro e durante 5 dias consecutivos. O linalol foi capaz de inibir a inflamação pulmonar induzida pela fumaça de cigarro, através da inibição da infiltração de células inflamatórias (macrófagos e neutrófilos) dentro do pulmão e da produção de citocinas pró-inflamatórias (TNF-α, IL-6, IL-1β, IL-8 e MCP-1).

Este estudo mostra que óleos essenciais ricos em linalol, se utilizados com frequência em difusores residenciais (6-12 gotas de óleo essencial), possuem potencial latente em prevenir danos ocasionados pela fumaça de cigarros tanto em fumantes diretos quanto em passivos (extendendo esta observação a crianças e animais que ficam dentro do mesmo recinto de fumantes).


Referências:
1-      Ma J, et al. Linalool inhibits cigarette smoke-induced lung inflammation by inhibiting NF-κB activation. Int Immunopharmacol. 2015 Sep 29.
2-      www.laszlo.ind.br


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS