RECEITA DO GARAM MASALA غارام ماسالا

Para quem conhece o meu trabalho, sabe que gosto muito da culinária indiana, e sempre estou pesquisando sobre, testando e repassando receitas saudáveis., uma delas é o tempero indiano garam masala, onde fiz algumas amostras e distribui nas consultas para conhecimento. O sucesso foi tanto, que estou deixando aqui neste post a receita para que todos possam conhecer e compartilhar.
O Garam masala é um mix de temperos tipicamente indiano. Tempero quente, essa seria a tradução do nome Garam Masala. Tem esse nome por ser muito forte e causar uma sensação "quente" ao ser consumido  e também por ser comumente usado em pratos quentes.
Ele não possui uma receita fixa, pois em cada lugar da Índia a receita é diferente, e cada família 'carrega' o seu com o que mais gosta; por isso os ingredientes variam muito. O preparo é bem simples: primeiramente uma série de sementes e temperos são salteadas em uma frigideira e depois a mistura é moída, até tornar-se um pó fino. O armazenamento também é bem simples, basta colocá-lo em um recipiente bem fechado e manter em local fresco e escuro, que ele irá durar por até 3 meses sem estragar.

Os benefícios, são:

1. Retardam o envelhecimento de pele;
2. Ajudam a emagrecer por ser termogênico;
3. Ajudam na digestão;
4. Ajudam o fígado: induzem maior secreção de ácidos biliares, que desempenham um papel fundamental na absorção e digestão de gorduras;
5. Estimulam as enzimas pancreáticas: agem na atividade da pepsina, tripsina e ocasiona o aumento da lipase pancreática e amilase (digestão de amido e glicogênio);
6. Reduzem o tempo de trânsito alimentar;
7. Melhoram a palatabilidade dos alimentos.

Segue receita, que é minha particularmente.
  
Ingredientes:

§  2 col. [sopa] de semente  de coentro
§  2 col. [sopa] de semente de cominho
§  2 col. [sopa] de pimenta síria em pó
§  2 col. [sopa] de pimenta do reino
§  2 col. [sopa] de semente de cardamomo
§  1 col. [chá] de cravo
§  1 pau de canela com cerca de 3cm de comprimento ou 1 colher de sobremesa em pó
§  2 col. [sopa] de orégano
§  1 col. [sopa] de cúrcuma
§  1 col. [sopa] de curry
§  2 colheres de sopa de alho desidratado
§  1 col. [chá] de manjericão
§  1 col. [chá] de noz-moscada
§  1 colher de chá de páprica doce em pó

Modo de fazer:

Em uma frigideira, coloque a canela quebrada em pedaços pequenos, junto com os demais ingredientes. Fique sempre mexendo as especiarias, salteando até que se sinta os aromas e que as sementes fiquem com uma coloração amarronzada.Retire do fogo e, em um processador ou moedor de especiarias, coloque a mistura, moa até se tornar um pó fino. Por fim adicione a noz-moscada. Já fiz com os ingredientes em pó, deu certo também, porém menos tempo na frigideira ou nem precisa se quiser.


Bom Apetite!

شهية جيد

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS