Mel gourmet – Mandaçaia (abelha sem ferrão)




Para a maioria dos pacientes comento sempre que posso na consulta sobre o mel da mandaçaia, onde relato que faço a criação juntamente com o meu esposo no litoral (nossa segunda casa). Atualmente estamos com duas caixas com 300 abelhas em média cada uma, porque não vendemos, é de consumo próprio e para familiares.
Hoje é um dos tipos de mel considerado gourmet pelos chefs de cozinha, isso devido ao seu sabor e acidez. O kilo desse mel de boa qualidade custa em média R$230,00 reais.
Para quem não conhece essa abelha sem ferrão, a Mandaçaia é uma palavra indígena que significa “vigia bonito”, que deriva do fato de podermos observar, no orifício de entrada, uma abelha sempre presente, protegendo o ninho.
A  mandaçaia é um abelha brasileira muito mansa, porém, costuma afastar os intrusos com um movimento bastante intenso em redor do possível inimigo, chegando a mordiscar com suas fortes mandíbulas. Sua morfologia apresenta cabeça e tórax pretos, abdome com quatro listras amarelas brilhantes e transversais e o seu tamanho varia entre 8 a 12mm.
Do ponto de vista nutricional, o mel das abelhas sem ferrão é um alimento rico em minerais e proteínas. O grande diferencial é o paladar. Tem um leque de sabores e aromas, lembrando que cada paisagem oferece um mel com características únicas e exclusivas.
O Mel de Mandaçaia possui sabor picante e cremoso. Lembra alcaçuz, capim fresco e caramelo. Tem baixa acidez e gosto de frescor.
Eu utilizo em receitas ou apenas para uso medicinal (1 colher de chá ao dia), já que é considerado pelos estudos um remédio potente para imunidade, além de vários outros benefícios que estão sendo estudos ainda.
Atualmente a mandaçaia têm sofrido fortes reduções de colônias pelas ações antrópicas, como desmatamento, expansão agrícola, uso desordenado de agrotóxicos no campo.
Por isso, conservar a abelha mandaçaia, não garante somente o acesso ao seu saboroso mel mais significa manter o equilíbrio do ecossistema e a diversidade da alimentação do ser humano,  tendo em vista que este pequeno animal faz um grande trabalho: é responsável pela polinização de muitas espécies vegetais.

Assim, se você gosta de qualidade de vida e saúde como eu, pense em criar abelhas sem ferrão para uso desse mel tão medicinal. 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS