SARCOPENIA: ÁCIDO URSÓLICO E TOMATIDINA

A sarcopenia é um processo fisiológico que ocorre ao longo dos anos, marcado pela redução da função muscular, que leva à maior degradação protéica e redução da capacidade de força.
Esta condição é atrelada a algumas alterações celulares, evidentes no envelhecimento. O fator de transcrição ATF4 é um gatilho sugerido neste processo de atrofia muscular, sendo sua expressão gênica evidente no envelhecimento.
Alguns estudos sugerem que este fator de transcrição seja responsável por reduzir alguns sinalizadores de síntese protéica no meio intracelular que, por conseqüência, prejudica marcadores de força e hipertrofia.
Pesquisadores da Universidade de Lowa (EUA) identificaram dois compostos bioativos que podem reduzir a evolução da sarcopenia – o ácido ursólico e tomatidina, encontrados respectivamente na maçã e no tomate verde.  Ao administrarem estas substâncias, em ratos, os autores observaram redução na expressão gênica de ATF4, fato interessante para evitar perdas musculares que interferem nas capacidades físicas do idoso.
Embora o estudo tenha sido conduzido em modelo animal, vale ressaltar que estas substâncias podem ser obtidas por meio do consumo regular destes alimentos. Ainda, é importante considerar os outros compostos bioativos – além de vitaminas, minerais e fibras – encontrados nestes alimentos, que certamente irão colaborar com benefícios à saúde.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS