Hormônio Leptina & relação com o ganho de peso

O hormônio chamado leptina interfere no ganho e perda de peso das pessoas, assim, quem é resistente aos efeitos deste hormônio (chamado de resistência à leptina) costuma ter mais facilidade em ganhar peso. Vale dizer que ela é produzida pelas células de gordura do corpo, sendo conhecida também como hormônio da saciedade.
O alvo principal do hormônio é o cérebro, particularmente uma área chamada hipotálamo, sendo que a sua função é a de informar ao cérebro que o corpo tem gordura armazenada suficiente e que, por isso, não precisa mais comer e pode queimar calorias em um ritmo normal.
Ou seja, o sistema da leptina impede que as pessoas passem fome ou comam mais do que o necessário.
Quanto mais gordura corporal elas carregam, mais produzem o hormônio. O hormônio é levado pela corrente sanguínea até o cérebro, onde envia um sinal para o hipotálamo (área do cérebro que controla quando e quanto comer).
O seu funcionamento se assemelha aos mecanismos de controle de muitas funções fisiológicas diferentes, como a respiração, pressão arterial, temperatura corporal e outras.
Já a resistência à leptina pode ser a anormalidade biológica principal da obesidade, pois os obesos possuem bastante gordura em suas células adiposas, as quais produzem leptina em proporção ao seu tamanho. Assim, as pessoas obesas também têm níveis muito mais altos de leptina.
Mesmo assim, entretanto, elas continuam a sentir fome, depois de ingerirem a quantidade de alimentos suficiente - Isto é, o sinal não está funcionando.
Por isso, procure seu Nutricionista Clínico e faça o tratamento correto para resistência a leptina e assim controle do seu peso, emagrecimento definitivo. 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS