Amigdalectomia e aumento de peso - entenda um pouco mais!

Após o craque Brasileiro Neymar relatar a um tempo atrás que sofria constantemente de inflamação das amígdalas e que faria cirurgia para a retirada das mesmas com objetivo também de ganhar mais peso e massa muscular, surgiu dúvidas em relação a esta hipótese.
Pois bem, aqui explico um pouco sobre o porque poderia haver aumento de peso após esta cirurgia.
A amigdalectomia é excisão cirúrgica indicada em situações muito precisas e específicas sendo mais comum em crianças. 
Geralmente é indicado para casos de infecções (amigdalites) de repetição causadas por uma bactéria denominada de Estreptococos B-hemolítico do grupo A, e mesmo assim dentro de critérios consensuais, e em quadros de obstrução ao fluxo aéreo normal das vias respiratórias por as amígdalas apresentarem um tamanho maior que o habitual, especialmente em casos de distúrbio respiratório do sono.
Um estudo publicado em 2011 pela revista da Academia Americana de Otorrinolaringologia serviu de base para uma terceira justificativa para se fazer a retirada das amígdalas: corrigir o baixo peso corporal de um indivíduo. Esse trabalho feito em cima de dados de 9 pesquisas realizadas nos últimos 40 anos, num universo de quase 800 crianças de 0-18 anos, mostrou que no primeiro ano após a amigdalectomia, o IMC (índice de massa corporal) teve aumento de 5,5 a 8,2% (7% em média) num grupo estudado. Outros dados mostraram ganho de peso em mais de 50% dos pacientes de outra amostragem.
Alguns fatores são especulados como os motivos do ganho de peso após a cirurgia. As amídalas inflamadas e edemaciadas (inchadas) ocupariam maior espaço na cavidade oral, dificultando a entrada de ar, o que levaria a maior gasto calórico para se respirar.
Com a retirada das mesmas e menor esforço respiratório, o perda de energia seria menor. Outra teoria diz que inflamações crônicas ou recorrentes dessas estruturas causariam dor e dificuldade de deglutição, com consequente má alimentação e diminuição da ingestão de calorias, levando ao baixo peso.
Com a cirurgia, as pessoas passariam a comer melhor, resultando em ganho de peso, porém não existem ainda estudos mais recentes sobre esta hipótese e não há estudos referentes a facilidade de ganho de massa muscular após amigdalectomia.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS