NOVO ESTUDO CIENTÍFICO: Adoçantes X Disbiose X Obesidade X Diabetes



Um novo estudo publicado na Revista Nature, mostrou que o consumo de adoçantes artificiais induzem à disbiose intestinal e aumenta o risco de obesidade e diabetes. Acesse o link em negrito acima para mais detalhes sobre o estudo.















Nosso intestino é um imenso filtro capaz de favorecer ou impedir a entrada de determinados nutrientes e, até mesmo, de substâncias que podem ou não ser prejudiciais a nossa saúde. Se a parede do intestino está em bom estado, os nutrientes são bem absorvidos e as toxinas presentes nas fezes não conseguem penetrar na corrente sanguínea. O contrário acontece quando suas paredes estão prejudicadas e a flora bacteriana está em desequilíbrio, gerando ou facilitando o aparecimento de doenças.
Se o microbiota que é o conjunto de bactérias naturais do nosso corpo  estiver alterado, com bactérias maléficas em maior número, não é possível obter uma boa absorção de vitaminas e minerais, além de desencadear um desequilíbrio na absorção de energia vinda dos alimentos, podendo resultar em sobrepeso e até mesmo desenvolvendo a obesidade, já que a saúde intestinal está totalmente ligada à normalidade da absorção energética diária. Além disso, nosso intestino abriga vários micro-organismos, um número bem alto e diversificado de colônias bacterianas que cuidam da nossa proteção, e o acúmulo de agressores ao intestino costuma provocar alterações importantes neste equilíbrio, resultando num aumento perigoso no número das bactérias nocivas e na redução das bactérias benéficas.

Alguns exemplos de agressores são:
 - Uso indiscriminado de analgésicos e anti-inflamatórios;
- Antibioticoterapia indiscriminada;
- Laxantes e purgativos em excesso;
- Disfunções de fígado e pâncreas;
- Consumo excessivo de alimentos processados e poucos alimentos crus.

Quando os dois fenômenos, aumento da permeabilidade e quebra no equilíbrio das bactérias intestinais estão presentes, ocorre a disbiose, um estado ameaçador que favorece o aparecimento de inúmeras doenças e ganho de peso. A disbiose inibe a formação de vitaminas produzidas no intestino, como a B12, e permite o crescimento desordenado de fungos e bactérias capazes de afetar o funcionamento do organismo. Os indicativos do problema são muito comuns: a simples presença de prisão de ventre crônica, gases, cólicas e diarreia frequentes sugerem a necessidade de se verificar o equilíbrio da flora intestinal.

Consumo seguro de aspartame
Se tiver dúvidas quanto à presença do aspartame nos produtos que fazem parte da sua alimentação, verifique os rótulos, pois a ANVISA regulamenta que a presença do aspartame e especialmente da fenilalanina esteja evidenciada nas embalagens. É importante lembrar que o consumo excessivo do aspartame pode causar danos à saúde, mas se consumido dentro dos limites, é um adoçante saudável.



  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS