Flatulência (excesso de gases intestinais) - Conheça os motivos!!!



A flatulência ou um excesso de gases intestinais pode ser um incômodo e suas causas podem ser intolerâncias alimentares, sendo as duas mais comuns a intolerância ao leite e ao glúten. Mesmo não tendo intolerâncias a retirada de alguns alimentos da dieta pode reduzir o problema.

Laticínios: a lactose presente no leite e em seus derivados é uma causa comum de gases. Para os intolerantes que não querem parar de consumir laticínios a enzima lactase pode ser consumida sob a forma de suplementos (marcas comuns: Lactaid e Digilac).

Vegetais: cebolas, repolhos, cenouras, brócolis, couve flor e leguminosas (feijão, ervilha, soja) podem produzir gases.

Frutose: um consumo excessivo de frutas açucaradas como uva passa, bananas, maçãs e seus sucos, assim como o uso do adoçante a base de frutose podem causar gases.

Fibras: importantes para o bom funcionamento do intestino, em excesso ou quando não habituado a uma grande quantidade podem produzir gases e causar má digestão. Não se esqueça que um consumo elevado de fibras deve ser acompanhado por um consumo apropriado de líquidos, especialmente água.

Adoçantes artificiais: utilizados para adoçar chicletes e outros produtos diet podem inclusive causar diarréia. Os mais comuns são sorbitol, manitol, e xilitol.

Alimentos gordurosos: batatas fritas, carnes gordas e molhos a base de óleos ou maionese podem causar gases e diarréia.

Bebidas com gás: refrigerantes e água com gás aumentam o conteúdo de gases no estômago.


Diminuindo estes alimentos seu desconforto possivelmente diminuirá.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS