O poder dos Grãos Funcionais para sua Saúde! Conheça mais sobre...



Uma das principais vantagens é que, mesmo sendo calóricas, elas contribuem para diminuir a fome e, quando consumidas com parcimônia, resultam na perda de peso. Confira a seguir.

Chia
A chia, semente típica do México, é uma das campeãs na dieta. De acordo com pesquisas ela tem o dobro de ômega 3 da linhaça e, por isso, contribui para reduzir o inchaço do corpo. Esse ácido graxo é anti-inflamatório e, quando consumido, aumenta a vasodilatação e faz o corpo reter menos líquido. Além disso, a chia tem fibras que melhoram o funcionamento intestinal e uma grande capacidade de expansão quando em contato com líquidos. Isso significa que, ao chegar ao estômago, ela aumenta a sensação de saciedade, fazendo a pessoa comer menos, facilitando o emagrecimento.

Linhaça
A linhaça, assim como a chia, pode ajudar no emagrecimento de três maneiras: dando saciedade, ajudando no funcionamento do intestino (tirando o estufamento da barriga) e por ser fonte de ômega 3. Como essas sementes são ricas em fibra, elas também dão mais trabalho ao organismo para serem digeridas. No entanto, isso não chega a fazer com que o alimento seja incluído no grupo dos termogênicos (que aceleram o metabolismo e a queima de gorduras).

Quinua
O grande mérito desse grão cultivado principalmente em países andinos é que, devido ao seu alto valor proteico, ele pode substituir a carne em uma dieta e, assim, reduzir a quantidade de gordura consumida. A quinua também é uma boa fonte de fibras, que ajudam na saciedade e no funcionamento do sistema digestivo. É preciso tomar cuidado com as quantidades na hora de adotá-la na dieta, pois é altamente calórica. Cem gramas têm mais ou menos 350 calorias. Por ter muitos carboidratos, a quinua também pode substituir arroz ou batata, em uma refeição. Na hora do lanche, o raciocínio é o mesmo, já que a granola com quinua deve substituir o pão, para evitar o aumento de peso.

Gergelim
O gergelim não serve apenas para enfeitar pão de hambúrguer. Rico em nutrientes como ômega 3 e fibras, esse alimento tem um efeito parecido com os da chia e linhaça, no que diz respeito à saciedade, ao funcionamento do intestino e à redução da retenção de líquidos. Mas um grande trunfo dessa semente é o poder de substituir o sal em receitas. O gergelim dá um sabor salgado e é bom na culinária. Recomenda-se o uso de gergelim no lugar do sal na hora de temperar alimentos, como arroz. Os adeptos de dietas muito salgadas podem achar isso estranho, mas o resultado é bem mais saudável.

Sementes de girassol e de abóbora

Fibras e o ácido graxo ômega 9 são dois nutrientes presentes nas sementes de girassol e de abóbora que podem ajudar a emagrecer. Isso, devido ao efeito de saciedade, à limpeza do organismo, à maior queima de calorias para tudo seja digerido, e à prevenção contra o colesterol ruim e o acúmulo de gordura no abdômen. Não vale a pena consumir as versões salgadas, já que o excesso de sal pode provocar o efeito contrário ao desejado, ao fazer o corpo inchar. Por isso, o melhor é usar as sementes de girassol e abóbora nas receitas, como no arroz e em saladas.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS