Entenda o "vício" por Doces!



PORQUE A MAIOR PARTE DAS PESSOAS GOSTA TANTO DE AÇÚCAR?

As explicações são múltiplas: o sabor é agradável, carboidratos em geral estimulam a liberação de serotonina, hormônio associado ao bem estar, e de endorfinas, substâncias relaxantes.
Estudos neurológicos, como o de Avena, Rada e Hoebel (2008) mostram modificações na expressão de genes e na produção de neurotransmissores como a dopamina, após o consumo de açúcar. Porém, o prazer gerado por estas substâncias some rápido, o que gera a vontade de consumir mais açúcar ou mais carboidratos (lembre: alimentos como pão, pizza, macarrão, bolos, bolachas serão digeridos e transformados em glicose, com o mesmo efeito sobre o cérebro) afim de manter as sensações de bem estar.
Além disso, a chegada de glicose à corrente sanguínea estimula a produção de insulina pelo pâncreas. Este hormônio é o responsável pela entrada de glicose nas células. Estas poderão utilizar este nutriente para gerar energia (ATP). Contudo, se a própria célula não estiver precisando de energia a glicose será armazenada na forma de gordura.
Carboidratos não são ruins porém, o consumo dos ocidentais é exagerado o que leva também a uma produção exagerada de insulina. Carboidratos e insulina em excesso acabam prejudicando o funcionamento do próprio pâncreas, das membranas e receptores das células, aumentando o risco de intolerância à glicose e diabetes. Outros problemas como obesidade, hipertensão, gota, dislipidemias, esteatose hepática, disfunção mitocondrial e doenças cardiovasculares também tem sido associados a um alto consumo de açúcar.

O gosto por açúcar está associado à nossa capacidade de sobrevivência mas também é um comportamento aprendido. Quantas crianças não são recompensadas por serem “boazinhas” com balas, chocolates, sorvete, refrigerantes, biscoitos recheados e idas ao McDonald’s? A guloseima que deveria estar presente apenas em dias especiais acaba virando a rotina em casa, nas escolas, no trabalho, nos passeios…


Para conhecer a nova estratégia de “drilblar” esta vontade de consumir doces (açúcar) e carboidratos incontrolavelmente, consulte seu Nutricionista Clínico, ele te ajudará a aumentar sua Serotonina de outras maneiras com Dieta e/ou Nutracêuticos específicos, uma nova idéia de controlar e tratar a “síndrome do açúcar diário” e te ajudar a emagrecer definitivamente sem sofrimentos!


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS