Enxaqueca: Alimentos que ajudam a combatê-la logo no início!




Abobrinha
Rica em niacina, vitaminas do complexo B e vitamina A, além de fonte de potássio, fósforo, cálcio, sódio e magnésio. Com propriedades antioxidantes, que têm a função de impedir a ação dos radicais livres e outras substâncias tóxicas em nosso organismo, consumir abobrinha pode contribuir para o equilíbrio metabólico e o melhor funcionamento da circulação, além de ser antiinflamatória, fatores que são importantes no combate à enxaqueca. Pode ser consumida à vontade e não há contraindicações.

Atum
Assim como outros peixes de águas frias e profundas, o atum é rico em um potente antiinflamatório, o ômega 3. Por conta desse nutriente, ele se torna um aliado à prevenção e tratamento das dores de cabeça. Além de prevenir as inflamações, o ômega 3 facilita o fluxo sanguíneo e faz a manutenção das células cerebrais, evitando desgastes que também podem causar as crises. Um filé de atum, duas vezes por semana, pode ajudar a prevenir as enxaquecas. Na forma de conserva, o atum é muito rico em sódio. Então, deve ser evitado por quem sofre de hipertensão ou retenção de líquidos.

Espinafre
As altas concentrações de magnésio e de cobalamina (Vitamina B12) conferem ao espinafre a capacidade de agir neutralizando de forma bastante eficiente as dores de cabeça. Enquanto o magnésio agirá fazendo a manutenção das células cerebrais, reduzindo a sensação de dor e melhorando os quadros de irritabilidade e ansiedade, a cobalamina reduzirá em muito os níveis circulantes da homocisteína, que trata-se de uma das substâncias mais relacionadas às crises de enxaqueca. Um pires (chá) de espinafre, pelo menos duas vezes por semana, é a recomendação. Mas, lembre-se de que o alimento sempre deve ser cozido ou refogado! O espinafre deve ser evitado por pessoas com problema no fígado ou nos rins, reumáticas e com inflamações nas vias urinárias ou no tubo digestivo.

Salmão
O salmão é rico em proteínas, ômega-3, vitamina D e selênio, o qual é um potente antioxidante que também ajuda a eliminar metais pesados, como mercúrio e cádmio, e toxinas que potencializam as crises de enxaqueca. A recomendação de ingestão diária de selênio é de 55mcg para adultos, sendo que um filé do peixe tem 36,5mcg. O consumo em excesso pode levar à toxicidade.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS