26/04: DIA NACIONAL DE COMBATE À HIPERTENSÃO ARTERIAL!




Em 26 de abril, é comemorado o Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial (HA). Instituído em 2002 por lei federal, ele tem o objetivo de conscientizar a população sobre esta complicação que de acordo com o Ministério da Saúde acomete mais de 30 milhões de brasileiros. Atualmente, considerando a população com mais de 30 anos, as internações decorrentes desta complicação representam 20% do total registrado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Seguem 4 dicas fáceis de serem seguidas para reduzir significativamente a quantidade de sódio da sua dieta:

Não adicione sal
Quando você não pode provar o alimento. Um bom exemplo seria evitar adicionar punhados de sal na panela a preparações que estão sendo cozidas em água fervente, como macarrão ou batatas. Lembre-se que os alimentos já contém um teor de sal naturalmente. Evite também o velho hábito de pitadas extras de sal à comida já pronta. Se necessário, retire o saleiro da mesa!

Use sal marinho
Como os cristais do sal marinho são maiores do que o refinado e com um sabor diferenciado devido à sua composição mineral natural, você utilizará menor quantidade.

Use e abuse de ingredientes frescos
Você deixará de consumir quantidades significativas de sódio se preparar os seus próprios molhos e temperos, ao invés de utilizar aqueles já preparados que encontramos nos supermercados. Tempere sua refeição com ervas aromáticas, hortaliças, alho, cebola, limão e azeite de oliva. Para aqueles que dispõem de menos tempo para cozinhar, uma sugestão é fazer uma porção maior de tempero com ingredientes naturais e congelar em porções individuais para uso em outras refeições.

Utilize alimentos industrializados sabiamente
Alimentos enlatados contém uma grande quantidade de sódio. Prefira, sempre que possível, os alimentos na sua forma natural. Quando isso não for possível, verifique se existem variações com baixo teor de sódio do mesmo produto. No caso de enlatados, lave-os bem antes de usá-lo, assim você elimina uma parte do sal. Não acrescente ou acrescente uma menor quantidade de sal naquelas receitas que exigem a utilização de alimentos enlatados ou temperos industrializados. Nem tudo que contém sódio é salgado – atenção para biscoitos recheados e refrigerantes.


CAMPANHA NUTRICIONAL 2013:


PARA MAIORES INFORMAÇÕES SOBRE A CORRETA UTILIZAÇÃO DO SÓDIO NO DIA-A-DIA, CONSULTE SUA NUTRICIONISTA, ELA LHE AJUDARÁ NOS TEMPEROS ALTERNATIVOS PARA O SEU CARDÁPIO DIÁRIO  E IRÁ ENSINAR SOBRE A LEITURA DO RÓTULO DE ALIMENTOS PARA VERIFICAÇÃO DO SÓDIO, ASSIM VOCÊ SABERÁ SE A QUANTIDADE É EXAGERADA OU NÃO NO DETERMINADO ALIMENTO ESCOLHIDO.



  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS