Alergia ou Intolerância alimentar? Qual a diferença? Saiba aqui...




Ambas as palavras são usadas como se fossem a mesma coisa, mas, na verdade, não são, então segue abaixo os esclarecimentos para que conheça.

ALERGIA ALIMENTAR
É uma reação de proteção exagerada que o corpo emite contra um agente - no caso, o alimento -, detectado como maléfico para sua sobrevivência. Apesar de não oferecer qualquer risco, por motivos desconhecidos, o corpo entende desta forma e se protege com reações imunológicas que acontecem de forma sistêmica, podendo ser tratada e acompanhada por um Médico Alergologista e também por um Nutricionista Clínico. Para ser diagnosticada são feitos exames de reação dérmica e/ou de sangue.

INTOLERÂNCIA ALIMENTAR
Já a intolerância é causada por uma deficiência do organismo em metabolizar determinada substância, causando acúmulo e saturação, resultando em sintomas diversos. O tratamento é dado por meio de dietas especiais, por isso a importância do tratamento e acompanhamento nutricional, pois o menu de cardápios personalizados eliminará o alimento que causa as reações sem perdas nutricionais para o organismo.  Ela é diagnosticada por meio da cuidadosa análise dos sintomas, pois, no Brasil, ainda não existem testes específicos para detectá-la. Assim, sintomas como ganho de peso, irritabilidade, dermatites, constipação, diarreia, artrite, fadiga, dores de cabeça, síndrome do intestino irritável, entre outros, são relatados constantemente pelos portadores.

Para identificar sintomas que você vem tendo e que acha que pode ser uma alergia ou intolerância alimentar, procure sua Nutricionista para investigação clínica.



  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS