Chia: A sensação do momento! Conheça mais sobre ela


A semente de Chia (Salvia hispanica) é cultivada há anos e conhecida por fornecer força e resistência aos atletas, através do equilíbrio de proteínas (17% de sua composição), fibras (22% de sua composição) e ômega 3 (w-3) (60% de sua composição).
Essas sementes mucilaginosas podem absorver até 10 vezes o seu peso em água e desta forma, essa solução de alta viscosidade formada apresenta efeito no aumento do bolo fecal, na redução da absorção de açúcar e gorduras, e ainda, na redução do potencial intoxicante de substâncias pró-carcinogênicas. Além disso, forma um gel que no estômago gera uma redução do esvaziamento gástrico, auxiliando na redução do apetite por indução de uma saciedade precocemente.
O consumo dessas sementes juntamente coma as refeições principais (café da manhã, almoço e jantar), também colabora no controle glicêmico e colesterolêmico do paciente, sendo uma alternativa efetiva, acessiva e saudável para a prevenção e o tratamento de pacientes Diabéticos e Dislipidêmicos (com colesterol e/ou triglicerídeos séricos altos).
A semente também contém uma das maiores quantidades de Ácidos Graxos Ômega 3 (w-3), conhecido como Ácido Alfa-linolênico (ALA), um ácido graxo essencial, pois devem ser ingeridos através da alimentação, visto que não são produzidos diretamente pelo nosso organismo, e apresentam várias funções vitais.
Em tempos remotos, o homem apresentava uma dieta mais rica em nutrientes e naturalmente, apresentava um equilíbrio na ingestão de ácidos graxos w-3 e w-6 (relação 1:1). Atualmente, a ingestão está por volta de 10:20 (w-3 e w-6, respectivamente), gerando um desequilíbrio nutricional exacerbado (10 partes de alimentos contendo w-3 e 20 partes de alimentos contendo w-6). Esse desequilíbrio acarreta alterações nos níveis: hormonais, cardiovasculares, tópicos (pele), gastrointestinais, ósseos e cerebrais. Por exemplo, o cérebro é intensamente afetado, visto que 20% deste órgão é composto por substâncias gordurosas que desempenham diferentes funções, principalmente as relacionadas ao campo cognitivo.
O Ômega-3 tem se revelado inibidor do metabolismo das substâncias inflamatórias. Dessa forma, é indicado na redução do colesterol e da pressão arterial; na prevenção de doenças cardiovasculares e alergias; na Síndrome do Olho Seco; nos sintomas da menopausa; nas doenças articulares e inflamatórias; na TPM (Tensão Pré-Menstrual); na hiperatividade e no Autismo; na depressão; na gestação, entre outras doenças e situações clínicas afetadas pela deficiência destes ácidos graxos.



  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS