Novo Volume da Revista Brasiliense de Nutrição (Setembro/2011):





QUINOA (chenopodium quinoa): opção na dieta para celíacos
Autores: Rafaela Dourado da Silva; Débora Reis dos Santos; Cristina Costa; Poliana Andrade; Andreia Araujo Lima Torres
A quinoa é um pseudocereal originário dos Andes, cultivado há milênios. Foi introduzida no Brasil na década de 90, sendo alvo de diversas pesquisas para melhoramento genético e aproveitamento do grão. Possui alto valor nutritivo, por apresentar aminoácidos essenciais, como a lisina, bom perfil lipídico, apresentando ômega 3 e 6, sendo excelente fonte de minerais como ferro, cálcio e potássio, assim como vitaminas do complexo B. A ausência de glúten em sua composição possibilita o seu uso em pacientes celíacos, favorecendo uma maior adesão ao tratamento devido a melhor aceitabilidade e variedade à dieta quando comparado com outras opções isentas de glúten, arroz e araruta.

ALIMENTOS TRANSGÊNICOS: a incidência e a opinião de clientes de três grandes supermercados de Brasília
Autores: Mariana Amaral Almeida, Alinne Martins Ferreira Marin
Os alimentos transgênicos são organismos geneticamente modificados, resultantes de avanços tecnológicos da engenharia genética. A comercialização de transgênicos ainda é polêmica, já que grande parte das pesquisas retrata um caráter limitante quanto ao seu uso. A falta de conhecimento a respeito do assunto deixa muitas vezes o consumidor com receio de adquiri-los. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, os alimentos destinados ao consumo humano ou animal que contenham organismos geneticamente modificados, deverão conter informações da natureza transgênica em sua embalagem. Portanto, este trabalho teve como objetivo investigar o conhecimento dos clientes de três grandes supermercados da cidade de Brasília a respeito do tema transgenia, verificar a aceitabilidade dos produtos transgênicos pelos consumidores brasilienses, estudar a incidência desses produtos nos supermercados, bem como verificar adequação    da rotulagem dos mesmos, conforme a legislação vigente. Verificou-se que grande parte dos consumidores dos supermercados não sabe o que são os transgênicos. Estes preferiam consumir alimentos não transgênicos, mesmo sem saber do que realmente se tratava e concordavam que todos os alimentos desta categoria deveriam expor no rótulo o símbolo da transgenia. Hoje a incidência de produtos transgênicos é grande nos supermercados, diversos produtos são modificados e já trazem em seus rótulos a devida informação. Conclui-se que o uso de alimentos transgênicos é bastante controverso, causando grandes discussões em todas as classes sociais, já que existe a necessidade de mais pesquisas para que se esclareçam as dúvidas sobre esses produtos.

INTERCORRÊNCIAS CAUSADAS PELO DESMAME PRECOCE
Autores: Patrícia Soares Borges; Janaina Sarmento Bispo
O leite materno é o único alimento necessário à criança durante os seis primeiros meses de vida. O mesmo possui os nutrientes essenciais para que se inicie uma vida saudável, sendo a melhor forma de se alimentar uma criança, não havendo necessidade de complementá-lo com outros alimentos. A introdução de outros alimentos, chamados de alimentos complementares, é recomendada a partir do sexto mês, juntamente ao aleitamento materno até pelo menos dois anos de idade. A introdução dos alimentos complementares caracteriza o início do desmame, caso o mesmo ocorra antes do recomendado haverá interferência na absorção de alguns nutrientes podendo influenciar no crescimento e desenvolvimento da criança, propiciando assim o surgimento de algumas doenças na infância ou mesmo na fase adulta.

ANTIOXIDANTES ALIMENTARES NA PREVENÇÃO DO ENVELHECIMENTO PRECOCE DA PELE
Autores: Adriana Leila Gomes Durães; Andreia Araujo Lima Torres
A pele é o maior órgão do corpo humano, desempenhando funções como, proteção do organismo contra as ameaças externas, regulação da temperatura, síntese da vitamina D e sensibilidade tátil; também exercendo um papel estético. Portanto sua saúde e integridade são de grande importância psico- social, assim como fisiológica. As alterações morfológicas que acompanham o envelhecimento da pele afetam o individuo tanto funcionalmente quanto psicologicamente. O envelhecimento da pele é um fenômeno biológico, que quando proveniente da idade é mais suave, lento e gradual, porém, quando precocemente acelerado por fatores ambientais (radiação solar, tabagismo e deficiência nutricional) é mais agressivo, sendo o responsável pelo prematuro aparecimento de rugas, manchas e    câncer de pele. O consumo diário de antioxidantes alimentares (vitaminas A, C e E, os carotenóides, flavonóides e os minerais zinco, selênio e magnésio) pode produzir uma ação protetora efetiva contra o envelhecimento precoce da pele.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS