VOCÊ CONHECE OS PANCS (PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS)???


PANC é toda planta comestível que não é comum, seja ela silvestre (da mata) ou espontânea (que surge em meio à plantação ou jardim). Algumas variedades de urtiga, por exemplo, são do grupo PANC.
Quando consumimos sempre as mesmas espécies convencionais, ingerimos os mesmos nutrientes e vitaminas, assim as PANCs podem ajudar a quebrar essa monotonia do mercado e do que levamos para a mesa.
Precisamos variar o consumo de frutas e verduras. Mas a gente se acomoda e consome pouquíssimas espécies por falta de conhecimento e divulgação até mesmo da mídia.
As PANCs não são um grupo de plantas coeso e homogêneo. Há espécies nativas, exóticas, cultivadas, espontâneas. Há folhas, frutos, vagens e grãos. São plantas que não encontramos facilmente nos mercados, mas que em determinados lugares podem ser convencionais.
Comece a incluir as Pancs em sua alimentação. Essas plantas podem ser utilizadas em várias receitas, converse com o seu Nutricionista Clínico.

Veja alguns exemplos de Pancs:

Begônia
Suas flores podem ser consumidas cruas em saladas. Também caem bem com geleias e mousses.

Dente-de-leão
Os dentes-de-leão têm muitos fitonutrientes. Possuem vitaminas A e C, e as flores e folhas podem ser consumidas. As raízes torradas também podem compor uma bebida.

Vinagreira (Hibisco)
As folhas jovens e as pontas dos ramos são comestíveis, assim como a flor e as sementes. Pode ser consumida crua, refogada ou cozida.

Serralha
A serralha é fonte de vitaminas A, D e E e pode ser utilizada em saladas - seu sabor é parecido com o do espinafre.

Araçá do campo
Da família da goiaba, a fruta possui vitamina A, B e C, antioxidantes, carboidratos e proteínas.

REFERÊNCIA DA MATÉRIA:
ALMEIDA, Lucia Helena Maria et al. Jornada de plantas alimentícias não convencionais, produção orgânica, saberes e sabores. Anais da Semana Científica Johanna Döbereiner, 2016.
LEAL, Mayana Lacerda et al. Conhecimento e uso de plantas alimentícias não convencionais (PANC) no Ribeirão da Ilha–Florianópolis/SC. 2015.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS