HEMOCROMATOSE: Você sabe se tem?
















FONTE DA IMAGEM: http://www.health.harvard.edu/

A Hemocromatose caracteriza-se pelo acúmulo de ferro nos tecidos. Esse aumento ocorre quando o suprimento de ferro excede a necessidade do organismo. O ferro em excesso pode acumular-se em diferentes tecidos e causar lesões graves. Os tecidos mais acometidos são: coração, fígado e pâncreas.

CAUSAS
A doença pode ser de dois tipos: hereditária ou secundária. A causa mais comum é aquela determinada por condições genéticas. A hemocromatose hereditária, exemplo clássico de desordem genética (que pode acometer em torno de 0,5% da população geral), altera o controle de absorção de ferro pelo intestino que, além de inapropriada, resulta em acúmulo e toxicidade de diferentes tecidos. É necessário não se esquecer de anemias hereditárias também relacionadas a sobrecarga de ferro, como por exemplo a Beta-talassemia. Embora menos comuns, são extremamente preocupantes em termos de saúde pública: transfusão crônica de sangue e tratamento oral ou venoso feito inadvertidamente com derivados de ferro.

FATORES DE RISCO

·     Portadores de hemocromatose hereditária e de anemias hereditárias;
·     Receptores de múltiplas transfusões de sangue;
·     Pacientes submetidos a tratamentos com derivados de ferro;
·     Pessoas que ingerem dietas especiais ricas em ferro.

SINTOMAS

·                Dor na articulação
·                Fadiga
·                Dor abdominal
·                Disfunção erétil
·                Amenorréia
·                Depressão
·                Queda de cabelo
·                Perda de peso não-intencional
·                Diabetes
·                Arritmias
·                Surtos psiquiátricos
·                Problemas neurológicos
·                Cor da pele irregular.

Como o depósito anormal de ferro pode ocorrer em qualquer tecido do corpo, os sintomas podem ser vários e inespecíficos.


DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DE HEMOCROMATOSE

Para saber se você está com excesso de ferro, procure sua Nutricionista Clínica e peça o exame da dosagem sanguínea de ferritina.
O tratamento de hemocromatose mais severa consiste na diminuição da quantidade de ferro no organismo através da retirada de sangue (chamada de Sangria). Em casos mais leves a dieta com a retirada de ferro funciona muito bem.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS