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Mostrando postagens de Agosto, 2012

PARABÉNS PARA TODAS AS NUTRICIONISTAS!

        

Plantas medicinais contra os efeitos indesejáveis da menopausa

Plantas com fito-hormônios, substâncias obtidas das plantas com propriedades semelhantes aos hormônios naturalmente produzidos pelo organismo, vem sendo foco de estudos em todo o mundo, desde a década de 1920, quando   as isoflavonas da soja foram identificadas. Além da soja as ISOFLAVONAS estão presentes na   Cimicifuga racemosa ou Black cohosh, agindo de forma a reduzir os níveis do hormônio luteinizante, o LH, responsável por sintomas como as ondas de calor,   ansiedade, cefaléia, vertigens e distúrbios do sono. É contraindicada para pacientes com história de tumor endometrial, durante a gravidez, na amamentação e para alérgicos ao ácido acetilsalicílico (Aspirina). A ANGÉLICA SINENSIS , também conhecida como ginseng feminino e Dong-Quai, é uma raiz com atividade predominantemente prostagênica, diminuindo a expressão de citocinas pró-inflamatórias. Como tem efeito antiespasmódico também é utilizada por mulheres em idade fértil para minimizar as cólicas menstruais. Não deve

Disbiose intestinal: Ligada à Obesidade, Diabetes e outras Doenças

Artigo publicado no dia 15/08/2012 , no PLOS One , mostrou que uma flora intestinal desequilibrada ou disbiose intestinal é fator de risco para o desenvolvimento de obesidade, diabetes, aumento dos níveis de proteína C-reativa, glicose e colesterol e síndrome metabólica. Foram identificadas 25 espécies de bactérias mais associadas à inflamação local, fator de risco para obesidade e outras doenças crônicas. Afim de melhorar a colonização bacteriana, suplementos podem ser prescritos por um nutricionista clínico, procure o seu nutricionista e saiba mais sobre este assunto. Acesse o site:   http://www.plosone.org/article/info:doi/10.1371/journal.pone.0043052

Matéria de Capa da Nutricionista Cristiane no Jornal CN10.

Neste mês a minha matéria sobre “Refrigerante - O Doce Risco” foi capa do Jornal CN10 de São José dos Pinhais. Confira no Site!!! http://www.youblisher.com/p/405391-Jornal-Correio-de-Noticias-Edicao-689/

Alimentos para Visão: Saiba mais...

Castanha-do-pará O alimento é rico em selênio, um antioxidante natural que combate os radicais livres, que podem danificar a retina, por isso ajuda a prevenir cataratas e degeneração macular. Também é fonte de gorduras poli-insaturadas, o que ajuda a proteger o coração e a reduzir o mau colesterol. O consumo de uma castanha por dia pode auxiliar no combate de doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, câncer e obesidade. Ervilha A ervilha possui muitos nutrientes como sais minerais, cálcio, fósforo, ferro, enxofre, potássio e cobre, oferecendo muitos benefícios à saúde. Esta leguminosa também possui vitamina A, importante para a visão e para a formação de ossos; vitaminas do complexo B, que desempenham um papel importante no metabolismo energético; e vitamina C, importante nos processos de cicatrização. O consumo médio indicado é de 100 g, o equivalente a 4 colheres (sopa). Maçã A fruta auxilia na manutenção da saúde da visão, especialmente no caso dos diabéticos. Is

ALERTA AOS PAIS: Diminua o consumo de refrigerantes de seus filhos!

Estudo de 10 anos mostrou que meninas que consumiam refrigerantes aos 5 anos de idade tinham dietas com qualidade inferior aos 15 anos, não só por conta das “porcarias” consumidas mas também por conta dos alimentos saudáveis não consumidos. O consumo adequado de alimentos ricos em vitaminas, minerais, proteínas, fibras e fitoquímicos é essencial ao crescimento ótimo e à saúde em geral. Por exemplo, o baixo consumo de cálcio está associado ao maior risco de fraturas ósseas. Os refrigerantes não contém cálcio e geralmente entram no lugar de bebidas mais saudáveis. O menor consumo deste nutriente também aumenta o risco de problemas dentários, diabetes e obesidade. O estudo tenta mostrar como o consumo de bebidas pode impactar de forma diferente a qualidade da dieta. Como muitas das preferências são formadas na infância é importante que os pais controlem o consumo de alimentos que não agregam valor nutritivo à dieta o quanto puderem. E não adianta não oferecer para a criança mas ficar

RECEITA DA SEMANA: Bolo Salgado sem glúten

Ingredientes 1/2 xícara de farinha de milho 1/2 xícara de farinha de arroz branco 1/2 colher de sopa de sal marinho 1/4 colher de chá de goma guar 1 colher de copa de fermento 1/4 colher de sopa pimenta do reino moída 1 ovo 1/4 xícara de azeite de oliva 1/2 xícara de água + 2 colheres de sopa 1 colher de sopa de salsinha picada 1/4 xícara cebola picada grosseiramente 15 tomates cerejas Modo de Preparo 1. Refogue a cebola em um pouco de azeite e uma pitadinha de sal até dourarem. Reserve. Aproveite para pré-aquecer o forno a 180C e untar uma forma redonda de 20cm. 2. Misture bem todos os ingredientes secos (6 primeiros da lista). Em outro recipiente bata os ingredientes líquidos (menos a água) até formar uma mistura homogênea. 3. Incorpore todos os ingredientes (menos a salsinha e a cebola) e bata bem, ou no liquidificador. Aconselho ir adicionando a água aos poucos até chegar na textura ideal (um pouco mais cremosa que massa para bolo). Acrescente a salsin

Dieta e Prevenção de Lesões Musculares causadas pelo Estresse Oxidativo

O esporte de alto rendimento vem apresentando uma evolução acentuada nas últimas décadas, principalmente devido ao embasamento cientifico oriundo das áreas como a fisiologia do exercício, biomecânica e a nutrição aplicada aos esportes. Atualmente uma das grandes preocupações no que diz respeito ao aparecimento de lesões em atletas é a prevenção e o controle do estresse oxidativo causado pelo exercício intenso. A produção de radicais livres é maior nos atletas e, por esse motivo, eles estão sob o risco constante de desequilíbrio entre a produção de radicais livres e os mecanismos de defesa antioxidante do organismo, ou seja, de estresse oxidativo. O próprio treinamento físico dispara mecanismos naturais de adaptação e de defesa contra o ataque de radicais livres, evitando processos de fadiga e prevenindo o aparecimento de lesões musculares por esse tipo de estresse. A dieta equilibrada é essencial nesse processo, pois, contém nutrientes com ação antioxidante como o selê

MODO DE USAR O KEFIR DE ÁGUA OU DE AÇÚCAR MASCAVO

Modo de usá-lo: Em recipiente de vidro, coloque 1 colher de sopa cheia de açúcar mascavo para 3 colheres de sopa de grãos de Kefir e 250 ml de água mineral, filtrada ou fervida (sempre nesta proporção). Tampe com a tampa e deixe fermentar por 24 horas em temperatura ambiente. Coe com um coador os grãos, beba todo líquido do copo e reinicie o processo. O líquido deve ser ingerido em jejum, 15 minutos antes do café da manhã, ou ao deitar, após 60-90 minutos da última refeição. O líquido pode ser tomado em temperatura ambiente ou gelado (mas não deixe na geladeira por mais que um dia). Não misture a sucos de frutas, pela acidez. Se você for viajar e não puder levar os grãos, mantenha o Kefir sem água e açúcar mascavo em vidro bem fechado com tampa. Se a viagem for mais longa que 2 a 3 dias, pode-se congelar os grãos. Uma vez por semana convém lavar os grãos num coador em água corrente. Os grãos multiplicam-se bastante principalmente na estação mais quente, assim pode-s

ALIMENTOS DE DIFÍCIL DIGESTABILIDADE

Abacate, agrião, alho, alimentos gordurosos, banana d’água, batata-doce, bebidas gasosas, bebidas fermentadas tipo cerveja, brócolis, carnes gordas, cebola, creme de leite integral, couve-flor, couve, doces concentrados, embutidos, fava, feijão, frutas oleaginosas, goiaba, grão-de-bico, jaca, lentilha, melão, melancia, milho verde, molhos concentrados, nabo, ovo cozido, pepino, pimentão, queijos concentrados tipo Roquefort e parmesão, rabanete, refrigerantes, repolho, uva, vísceras. Caso exista dificuldade de digestão (estufamento, sensação de “digestão parada”, desconforto gástrico após as refeições) teste esses alimentos. Não deixe de consumi-los apenas por estarem nesta lista, pois além de serem na sua maioria saudáveis, nem todos os alimentos descritos podem realmente causar desconfortos gástricos em todas as pessoas. São apenas alimentos potencialmente capazes de causar desconforto.

RECEITA DA SEMANA: Aperitivo light

Uma inspiração light para começar a semana! Tofú em cubinhos, azeitonas pretas, pepino e tomatinho. Dica: ·    Regue azeite de oliva extra virgem e salpique orégano.

DIETA: Finais de semana e eventos = "pé na jaca"!

       Depois de sete anos de experiência trabalhando com a nutrição clínica, percebi que a principal dificuldade para seguir um programa de emagrecimento são os finais de semana e os eventos. Infelizmente, não podemos enfiar o "pé na jaca" cada vez que esses acontecimentos aparecem na nossa vida. E nisso vocês devem concordar comigo, que eventos e finais de semana vamos ter para sempre! Então abaixo coloco algumas dicas importantes: 1. Seja disciplinado! Durante a semana siga o planejamento alimentar e a rotina de exercícios; 2. Converse com o seu nutricionista opções de lanches que você mais gosta de ingerir nos finais de semana para que ele consiga incluí-las na sua dieta; 3. O plano alimentar não deve ser restrito e deve se adequar a sua rotina e preferências. Deve ser prazeroso de fazer; 4. Nos finais de semana, tente se alimentar nos horários corretos. Ingerir o café da manhã, almoço e os lanches da tarde. 5. Se você sabe que terá um evento impo

GULA: você tem? Então aprenda algumas dicas para dribá-la!

       Muitas vezes não relacionamos a nossa fome com a falta de nutrientes, como as vitaminas e minerais. Quando é feita um restrição em relação a alimentação é preciso ter cuidados, principalmente se você resolve fazer isso sozinho. Às vezes, restringimos vitaminas importantes como o cálcio, magnésio e complexo B. Mas vocês sabiam que esses nutrientes estão diretamente relacionados com o nosso apetite?! Coloco então alguns sintomas de gula e algumas dicas para dribá-la! 1.   Alimente-se a cada 3 horas. Não deixe a fome chegar, pois depois é necessário comer um pouco a mais para você se sentir satisfeito; 2.   Se a vontade de comer doce estiver muito grande, inclua na sua alimentação o cromo, fósforo, enxofre e triptofano. Sacie sua vontade comendo uvas, banana, queijo, frango, peixe, ovos, espinafre, nozes e uva passa. 3.   Se a vontade de comer chocolate está grande demais é provável que o seu organismo sinta falta de magnésio. Delicie-se com castanhas, ervilha, abacat

VOCÊ SABE O QUE É LIGNANAS? NÃO? ENTÃO PRECISA CONHECER!

As lignanas são substâncias fenólicas, não calóricas, presentes nas plantas e que conseguem se ligar aos receptores de estrógeno nas células. O estrógeno é um hormônio com função proliferativa e que, em altas quantidades, aumenta o risco de certos tipos de câncer, como o de mama. Porém, quando lignanas ligam-se a estes receptores o próprio hormônio será impossibilitado de exercer seus efeitos. Nos seres humanos, as lignanas são metabolizadas pelas bactérias intestinais em enterolignanas e enterolactona. A enterolactona é absorvida e estudos revelam que quanto maiores são as concentrações plasmáticas menor é o risco de desenvolvimento de câncer e, em indivíduos já portadores da doença, menor é a mortalidade. O alimento mais rico em lignanas é a linhaça, seguido do gergelim e do grão de bico. Para que a enterolactona seja bem absorvida uma flora intestinal saudável é fundamental. Tabagismo e consumo de álcool, além de aumentarem o risco de câncer em virtude de suas substâncias tó

REFRIGERANTES: O QUE ACONTECE QUANDO INGERIMOS? um alerta...

Primeiros 10 minutos: 10 colheres de chá de açúcar chegam ao seu estômago, 100% do recomendado diariamente. Você não vomita imediatamente pelo doce extremo, porque o ácido fosfórico reduz este gosto. 20 minutos: O nível de açúcar em seu sangue excede, forçando uma grande liberação de insulina pelo pâncreas (hormônio que facilita a entrada da energia em nossas células). Como é uma descarga grande de açúcar, ácido fosfórico e inúmeras toxinas o fígado fica sobrecarregado, transformando o açúcar que recebe em gordura. Aos 40 minutos: A absorção de cafeína está completa. Suas pupilas dilatam, a pressão sanguínea aumenta, o fígado responde bombeando mais açúcar na corrente. Os receptores de adenosina no cérebro são bloqueados para evitar tonteiras. Aos 45 minutos: O corpo aumenta a produção de dopamina, estimulando os centros de prazer do corpo. 50 minutos: O ácido fosfórico empurra cálcio, magnésio e zinco para o intestino grosso, aumentando o metabolismo. As altas doses

Conheça os Riscos do uso de Anabolizantes:

Melatonina e Insônia: O que ela tem a ver com isto? Saiba mais...

A melatonina ou N-acetil-5-metoxitriptamina é um hormônio produzido nos seres humanos pela glândula pineal. Tem função antioxidante, protegendo o DNA e prevenindo doenças como o câncer. Também é responsável pelo controle do ritmo circadiano, sendo que a baixa produção gera a insônia e aumenta o risco de doenças. Os estudos da área são tão importantes que a Organização Mundial de Saúde alerta que indivíduos que trocam o dia pela noite (como vigias, médicos plantonistas, policiais, bombeiros, aeroportoários e outros) possuem um risco aumentado de câncer . Outro problema é que quando se acorda com os níveis de melatonina (ou de seu precursor, a serotonina) alterada, o mecanismo fome/saciedade também fica desregulado, o que contribui para o ganho excessivo de peso.   Para corrigir o problema é importante reservar tempo para o descanso e dormir em ambiente escuro. Além disso, uma dieta variável, rica em nutrientes que dão origem a estes hormônios é fundamental. Um deles é o aminoácido t