CIRURGIA BARIÁTRICA

FONTE DA IMAGEM: http://www.perdresonventre.net/le-bypass-gastrique/

O tratamento nutricional irá enfatizar o papel da alimentação saudável, equilibrada e adequada e sua importância nos procedimentos cirúrgicos no que se refere à cicatrização, imunidade, coagulação sanguínea, entre outros assuntos relacionados a cirurgia bariátrica.
O paciente será orientado sobre o impacto da cirurgia em relação ao estado nutricional em curto, médio e longo prazo, reforçando a importância do monitoramento nutricional.
Haverá monitoramento diário via celular (aplicativo específico) para evolução da dieta nas diversas fases da cirurgia (pré e pós), detalhando suas implicações, assim como as particularidades de acordo com a técnica cirúrgica.
O paciente será assistido antes, durante e após a cirurgia via celular 24 horas/dia.
Será orientado quanto ao uso do complexo vitamínico-mineral ao longo da vida, além de analisar os casos em que há necessidade de recomendações de macro e micronutrientes específicos, além de exames que serão solicitados para monitoramento.
A orientação será sempre realizada, principalmente quanto ao estilo de vida saudável, enfatizando a importância da participação e responsabilidade do paciente nas mudanças dos hábitos alimentares e na prática de atividades físicas, considerando metas realistas, assim como o contexto familiar e o modo de vida de cada um.
Será abordado sobre os padrões alimentares (preparações hipercalóricas, hiperglicídicas e o volume das refeições) bem como horários – o jejum prolongado e suas conseqüências.
A perda de peso adequada será verificada após a cirurgia com consultas nutricionais semanais e a sua manutenção após dois anos seguintes à cirurgia em consultas mais espaçadas.  

A mudança no comportamento alimentar é imprescindível para garantir o sucesso cirúrgico, já que o padrão inadequado é uma das causas para o ganho ponderal de peso após a cirurgia.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS