DICA DO PERSONAL TRAINER NELSON NETTO: Periodização do treinamento de força muscular









FONTE DA IMAGEM: https://greatist.com

Segundo as pesquisas, a periodização do treinamento da força possui um foco importante na promoção de qualidade de vida e para o sucesso esportivo onde o processo em dosar o volume e a intensidade do treinamento são necessários para um programa de musculação eficaz que gere adaptações neuro-musculares e ganho de força, além da hipertrofia ao longo da sequência de treino proposto.
O volume de treinamento é classificado em três tipos: iniciante, intermediário e avançado.

Iniciante:
É o praticante de treinamento de força de até 5 meses devendo trabalhar um volume e intensidade de até 10 séries semanais por grupo muscular .

Intermediário:
É o praticante de treinamento de força de 6 meses até um ano, com 11 a 15 séries semanais.

 Avançado :
É o praticante de treino de força a mais de um ano, com 16 até 30 séries por semana.

Assim, a periodização de treinamento é essencial para continuar gerando progresso no treino, permitir que o corpo tenha seu devido descanso e evitar platôs.

Logicamente devemos respeitar a individualidade biológica para manipular essas variáveis de treinamento de força e hipertrofia e também a assiduidade, comprometimento do aluno e qualidade alimentar, onde faz total diferença nos resultados.

__________________
FONTE CIENTÍFICA DA MATÉRIA:

CARVALHO, Eder Rodrigues. Comparação de diferentes modelos de periodização no treinamento de força sobre a força muscular durante 12 semanas. 2018.
PRESTES, Jonato et al. Prescrição e periodização do treinamento de força em academias (2a edição revisada e atualizada). Editora Manole, 2016.
SANTOS, Victor Matheus. MÉTODOS DE PERIODIZAÇÃO NO TREINAMENTO PARA HIPERTROFIA. In: Congresso Internacional de Atividade Física, Nutrição e Saúde. 2016.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS