A importância da serotonina para a saúde e emagrecimento:




A serotonina é um neurotransmissor que influência diretamente o humor e ansiedade das pessoas. A ingestão de alimentos que auxiliam na produção de serotonina melhora o humor, em especial das pessoas que se encontram deprimidas.
A serotonina é muito importante no sistema nervoso, possuindo diversas funções, tais como a regulação do sono, da temperatura do corpo, do humor, do apetite, das funções cognitivas e da atividade motora.
A falta de serotonina está associada à depressão, à agressividade, ao comportamento compulsivo, à ansiedade e ao desejo de ingerir carboidratos e doces. Quando se apresenta taxa normal de serotonina a pessoa atinge a saciedade mais facilmente, além de ter um maior controle sobre a ingestão de açúcar.
O nível de serotonina no cérebro dependente da ingestão de alimentos que contém triptofano e carboidratos. Comer carboidratos aumenta o nível de insulina, auxiliando na limpeza do sangue, que permite apenas o triptofano permaneça na corrente sanguínea.
Uma vez que chega ao cérebro, o triptofano aumenta a produção da serotonina, o que também reduz a sensação de dor, diminui o apetite e relaxa.
São fontes de triptofano, ou seja, alimentos que auxiliam na produção de serotonina as carnes magras, o leite e o iogurte desnatado, os queijos brancos, peixes, leguminosas e as nozes.
São fontes de carboidratos, pães, biscoitos, massas, arroz e cereais integrais, frutas, chocolate amargo e legumes.
A vitamina B6 participa da produção de serotonina, o que consequentemente melhora o humor.
São fontes de vitamina B6: Banana, atum, frango, cereais integrais, levedo de cerveja, arroz integral, alho e semente de gergelim.
O magnésio também está envolvido na regulação da serotonina, além de participar da produção de energia, da contração muscular, da manutenção da função cardíaca e também da transmissão de impulsos nervosos.
São fontes de magnésio: soja, tomate, salão, espinafre, aveia e arroz integral.
A química cerebral funciona muito melhor quando a alimentação é equilibrada e saudável.

E o que você faz para diminuir a produção de serotonina?

- álcool;
- cigarro;
- estresse;
- energético;
- refrigerante a base de cola;
- guaraná em pó;

______________
FONTE DA MATÉRIA:


PAES, Lúcia Arisaka et al. Associação entre polimorfismos do gene do receptor de serotonina HTR2C e sintomas psicopatológicos em crianças e adolescentes. 2017.

BONEMANN, Guilherme Souza; LOPES, Caroline Martins; FREITAS, Helena. A relação da serotonina e depressão. Anais do EVINCI-UniBrasil, v. 2, n. 1, p. 27-27, 2016.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS