Conheça a Lipotoxicidade no excesso de peso corporal e Doença Renal como consequência:




FONTE DA IMAGEM: https://www.naturalnews.com

A lipotoxicidade define-se pelos efeitos deletérios causados pelos lípidos plasmáticos em circulação (usualmente sob a forma de moléculas não-esterificadas) nas células e nos tecidos.
A lipotoxicidade está intimamente relacionada com a obesidade, embora possa ser observada em alguns indivíduos magros. Com o aumento da prevalência da obesidade por todo o mundo, também os efeitos patológicos mediados pelas moléculas lipotóxicas terão maior impacto na população.
A deposição ectópica de lípidos em tecidos não adiposos, tais como o rim, pode levar à acumulação de metabolitos tóxicos que levam à disfunção mitocondrial, ao stress do retículo endoplasmático, apoptose e à disfunção renal.

Os mediadores pro-inflamatórios liberados pelo tecido adiposo visceral em resposta a lesão são:

·        Adipocitocinas (leptina, resistina, vistatina, adiponectina)
·        Quimiocinas (ip-10, il-8, rantes e mcp-1)
·        Interleucinas (il-1, il-6)
·        Fatores de crescimento (tnfa).

A adiposidade visceral tem um papel central na inflamação e na resistência à insulina na obesidade. Os processos oxidativos têm papel fulcral na lesão tubular renal e nas células epiteliais expostas a LDL-ox. Na diabetes tipo 2, LDL.ox e ácidos gordos livres causam dano na função e estrutura podocitária e no tecido tubulointersticial.
Os mecanismos pelos quais a obesidade causa lesão renal não estão ainda completamente esclarecidos mas envolvem provavelmente uma combinação de vias hemodinâmicas, metabólicas e inflamatórias.
A investigação tem sido, sobretudo, centrada sobre os efeitos da lipotoxicidade na doença cardiovascular, porém tem também um importante impacto na doença renal crónica (DRC). O entendimento da adipogénese pode oferecer oportunidades para novas intervenções terapêuticas.

________________
FONTE DA MATÉRIA:
MARTINS, Ana Rita  e  MAS, Sebastian. Lipotoxicidade e rim. Port J Nephrol Hypert [online]. 2015, vol.29, n.4, pp.306-315. ISSN 0872-0169.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS