Conheça a Dieta Imunomoduladora:



FONTE DA IMAGEM: https://healthconcept.in

São classificadas como imunomoduladoras, as dietas que possuem em sua composição nutrientes que afetam e fortalecem a resposta imunológica do nosso próprio organismo. Esses nutrientes são todos aquelas que têm a ação de modular o sistema imunológico, melhorando assim o nosso mecanismo de defesa.
Os imunonutrientes, também chamados assim, desempenham papéis específicos e fundamentais, que podem garantir a síntese proteica com maior retenção nitrogenada, reduzir a degradação de proteínas, manter a integridade da barreira intestinal evitando translocação bacteriana e possível septicemia, melhorar a resposta imunológica e com todos estes fatores, contribuir para a diminuição da morbimortalidade.
As dietas iminomoduladoras podem diminuir o índice de infecções, a permanência hospitalar, possibilitando a recuperação mais rápida, em pacientes críticos e que sofreram processos cirúrgicos, equalizando seus processos imunológicos, metabólicos e inflamatórios.

Alguns nutrientes imunomoduladores são:

·        L-arginina
·        Taurina
·        Glutamina
·        Peptídeo
·        nucleotídeos (RNA)
·        Ácido Graxo Ômega 3

Procure seu nutricionista clínico para te orientar qual desses imunomoduladores é indicado para sua condição e/ou doença, pois para alguns casos pode ser perigoso e até agravar a situação que a pessoa se encontra, não sendo assim indicado o uso sem orientação profissional.  

FONTE DA MATÉRIA:

- CARMO, Simone Gonzaga do; FORTES, Renata Costa. Efeitos do uso de fórmulas imunomoduladoras em desfechos clínicos de pacientes submetidos à cirurgia do trato gastrointestinal. Revista de Divulgação Científica Sena Aires, v. 7, n. 2, p. 95-104, 2018.

- SILVA, Aucilene Faustino; DO NASCIMENTO PAZ, Francisco Adalberto; DE CARVALHO, Tássio Mascarenhas. Imunonutrição no Tratamento de Pacientes Críticos: Uma Revisão Integrativa/Immunonutrition in the Treatment of Critical Patients: An Integrating Review. Saúde em Foco, p. 94-108, 2018.

- BARBOSA, Larissa Beatrice Granciero; FORTES, Renata Costa; TOSCANO, Bruna de Abreu Flores. Impacto de fórmulas enterais imunomoduladoras em pacientes com câncer do trato gastrointestinal enteral: uma revisão da literatura. J. Health Sci. Inst, v. 35, n. 1, p. 49-54, 2017.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS