DIETA VEGETARIANA - tudo o que você precisa saber!


Fonte da imagem: https://www.everydayhealth.com/high-cholesterol

Os motivos para uma pessoa se tornar vegetariana podem ser muitos: religião, preocupação com o planeta, amor aos animais, busca por uma melhor qualidade de vida, controle de problemas de saúde. A verdade é que é totalmente possível ser vegetariano e ter uma dieta muito equilibrada, embora esta seja uma tarefa que exija disciplina e planejamento alimentar.

A dieta vegetariana é cheia de possibilidades desde que haja informação e criatividade para o preparo dos alimentos. Resumindo, há seis formas de dietas vegetarianas, classificadas de acordo com os tipos de alimentos que são consumidos:

·     
Semivegetarianismo: A dieta semivegetariana é uma dieta vegetariana, mas diferente das outras ela pode consistir na exclusão apenas da carne de mamíferos e abranger as carnes brancas,e excluir também a carne de aves, mas incluindo peixes e/ou frutos-do-mar (pescetarianismo).
·       
Ovolactovegetarianismo: Dieta composta por alimentos de origem vegetal, ovos, leite e derivados deles. Nesta dieta só há a exclusão de qualquer tipo de carne da alimentação.
·        
Lactovegetarianismo: Dieta composta por alimentos de origem vegetal, leite e seus derivados. Os que a seguem não comem ovos nem qualquer tipo de carne. Essa é a dieta tradicional da população indiana.[12]
·        
Ovovegetarianismo: Dieta composta apenas por alimentos de origem vegetal e ovos, havendo a exclusão dos produtos lácteos e seus derivados e de carne.
·      
Vegetarianismo semiestrito: Dieta que exclui quase todos os alimentos de origem animal, abrangendo somente o mel.
·        
Vegetarianismo estrito: Também chamado de vegetarianismo verdadeiro ou vegano, é uma dieta que exclui todos os produtos de origem animal. Vegetarianos estritos não comem, assim, qualquer tipo de carne, ovos, laticínios, mel, etc., retirando da dieta todos os produtos de origem animal.

Manter-se saudável como um vegano pode ser complicado, já que é necessário ser mais cuidadoso quando se trata de criar refeições bem equilibradas todos os dias. Já que você não receberá ferro, proteínas e outras necessidades nutricionais da carne, peixe ou produtos lácteos, é preciso encontrar maneiras de nutrir o corpo com alimentos à base de plantas. Com um planejamento cuidadoso e um pouco de criatividade, você poderá criar uma dieta que o ajudará a se sentir mais saudável do que nunca.

NUTRIENTES

·        VOCÊ PRECISA DE VITAMINA B12. Ela promove o funcionamento saudável do cérebro e do sistema nervoso, e é uma vitamina essencial para qualquer pessoa saudável.
·        No entanto, a B12 ocorre apenas naturalmente em alimentos de origem animal. Já que ela não é encontrada em alimentos de origem vegetal, os veganos precisam encontrar maneiras para complementar a dieta com alimentos enriquecidos com B12. Procure as seguintes opções:
·        Cereais matinais ou aveia que foram enriquecidos com a vitamina B12. Verifique a embalagem para ter certeza de que comer o cereal vai lhe dar a dose diária recomendada.
·        O leite de soja também é freqüentemente enriquecidos com B12.
·        Suplementos de B12 são populares entre os veganos. Já que a B12 é a única vitamina que você não pode obter comendo plantas, vale a pena acrescentar esse suplemento à sua rotina diária.


·        ALIMENTOS RICOS EM FERRO. Esse mineral ajuda na circulação de oxigênio saudável, e é mais comumente encontrado em carnes e peixes vermelhos. Contudo, o ferro também ocorre naturalmente em diferentes alimentos. Ao comer alimentos ricos em ferro, coma vitamina C ao mesmo tempo; ela ajuda o corpo a absorver o ferro de forma mais eficaz.
Aqui está como encontrá-lo:
·        Frutas secas
·        Legumes
·        Sementes
·        Vegetais de folhas verdes
·        Cereais integrais

·        ALIMENTOS RICOS EM PROTEÍNA SAUDÁVEL. A proteína contribui para o crescimento do músculo, cabelo, unhas e outros sistemas muito importantes no corpo. Há uma abundância de fontes de proteína de origem vegetal, e estes devem ser uma parcela significativa de sua dieta como um vegano.
            Aqui está o que comer:
·        Feijão preto, grão de bico, outros tipos de feijão, etc.
·        Cereais integrais
·        Sementes de abóbora, sementes de girassol e outras sementes
·        Todo tipo de noz
·        Produtos de soja

·        CONSUMA BASTANTE CÁLCIO. Ele constrói ossos e dentes fortes. Esse mineral essencial é mais freqüentemente associada com leite de vaca, no entanto, você pode obter o cálcio necessário comendo as seguintes frutas e legumes:
·        Folhas verdes como couve
·        Amêndoas
·        Cereais enriquecidos, leite de soja, ou pão
·        Frutas cítricas como laranjas e limões

·        INCORPORE ALIMENTOS COM ÁCIDOS GRAXOS ÔMEGA-3. Este tipo de gordura saudável é essencial para uma variedade de funções no corpo, tanto interna como externa. É também benéfico para manter o seu humor estável e a mente saudável. Você pode obtê-los a partir das seguintes fontes vegetais:
·        Semente de linho
·        Nozes
·        Óleo de canola

·        CONSUMA SAL E ALGAS MARINHAS PARA OBTER IODO. Este oligoelemento ajuda a manter a tireoide funcionando corretamente. É comumente encontrado em frutos do mar, mas os veganos podem obter o iodo necessários comendo sal marinho e algas marinhas.


·        CONSUMA ALIMENTOS COM ZINCO. Este mineral está envolvido na produção de células saudáveis, e alguns estudos o conectam ao tratamento do resfriado comum. O zinco ocorre naturalmente nos seguintes alimentos:
·        Amendoins
·        Legumes
·        Cajus

·        Amêndoas

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS