Eritritol: Substituto do açúcar

Poucas pessoas o conhece ainda porque poucos produtos no mercado Brasileiro contêm esta substância, porém nos Estados Unidos ele é bem conhecido e muito utilizado.
O eritritol pertence a uma classe de compostos chamados álcoois do açúcar. Estas moléculas são híbridas de um carboidrato e um álcool. Existem muitos álcoois de açúcar diferentes. Eles podem ser encontrados em alimentos naturais como frutas, mas também podem ser adicionados a produtos de todos os tipos.
A forma como essas moléculas estão estruturadas lhes dá a capacidade de estimular os receptores de sabor doce como o açúcar branco.
Entre os álcoois de açúcares comuns estão incluídos o xilitol, sorbitol, maltitol. Mas, o eritritol parece ser um pouco diferente do que os outros. Para começar, ele contém muito menos calorias: O açúcar de mesa contém 4 calorias por grama, e já o eritritol contém apenas 0,24 calorias por grama.
Com apenas 6% das calorias do açúcar, o eritritol ainda tem 70% de doçura. Devido à sua estrutura química única, nosso organismo não consegue quebrá-lo, ele passa praticamente inalterado por nosso sistema, sem causar qualquer um dos efeitos metabólicos nocivos do excesso de açúcar.
O produto tem liberação da Anvisa e não existem estudos sobre o efeito nocivo a longo prazo do uso deste tipo de adoçante ainda.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS