CÚRCUMA PARA ANSIEDADE E DEPRESSÃO:



FONTE DA IMAGEM: https://www.webteb.com

A cúrcuma é uma especiaria rica em compostos antioxidantes que podem deter o dano oxidativo causado pelos radicais livres sobre as células, prevenindo o desenvolvimento do câncer e o envelhecimento precoce.
Seu benefício contra esta doença mental se deve à ação da curcumina, um ativo anti-inflamatório que estimula a neurogênese no cérebro, cujos níveis baixos se relacionam com a maior tendência à depressão.
Recentemente, um estudo realizado na Califórnia (EUA) identificou que o consumo de cúrcuma pode ser interessante para a prevenção de desordens que afetam o sistema nervoso central. Além de reduzir a inflamação neste sistema, os autores supõem que este composto bioativo otimiza a conversão do ácido alfa linolênico em ácido docohexaenoico (DHA).
O DHA é relatado como essencial para a função cerebral, por fazer parte de diversas estruturas celulares que compõem o sistema nervoso central. Desta forma, os autores verificaram que a administração de cúrcuma pode ser uma interessante estratégia para reduzir alterações cognitivas – como a ansiedade – especialmente em populações que apresentam baixo consumo das fontes alimentares de DHA, como os peixes.
A cúrcuma tem despertado atenção de grupos de pesquisa como a ESALQ (Grupo de Estudos em Alimentos Funcionais-GEAF) por suas inúmeras propriedades funcionais, dentre elas, a ação antidepressiva. Uma das hipóteses mais aceita pelo meio científico é que o condimento cúrcuma atua no organismo aumentando a disponibilidade de alguns neurotransmissores, tais como a serotonina.
Ao modular esses biossinalizadores a cúrcuma poderia reduzir os níveis da enzima Monoamina Oxidase, a qual é responsável pela diminuição da disponibilidade de serotonina (neurotransmissor) envolvido na regulação de temperatura, indução do sono e regulação dos níveis de humor.
Em 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a segunda maior causa de comprometimento funcional serão os transtornos depressivos, perdendo somente para as doenças coronarianas. Esta projeção, associada à alta prevalência de sintomas depressivos na população, associada às outras doenças, ressalta a necessidade da familiarização de equipes da saúde com o diagnóstico e tratamento desse problema de saúde pública.
Segue abaixo uma receita especial com cúrcuma para combate a ansiedade e depressão:

Suco verde de pepino com cúrcuma

Ingredientes:
- 1 pepino médio (1 xícara de pepino picado)
- 3 folhas de acelga
- 3 folhas de couve
- 1 talo de hortelã
- 1 pedaço com cerca de 1 cm de cúrcuma fresco
- 1 xícara de água

Modo de preparo:
Coloque o pepino e a xícara de água. Bata no liquidificador. Em seguida, acrescente as folhas e por fim, o cúrcuma fresco. Caso queira adoçar, use a batata yacon, ideal para quem deseja controlar os níveis de açúcar no sangue. Passe o suco por um coador e em seguida esprema metade de um limão rosa.

REFERENCIAS:
- LAURITZEN, L.; BRAMBILLA, P.; MAZZOCCHI, A. et al. DHA effects in brain development and function. Nutrients; 8(1), 2016.
- JIMÉNEZ-OSORIO, A.S.; MONROY, A.; ALAVEZ, S. Curcumin and insulin resistance-molecular targets and clinical evidences. Biofactors; doi: 10.1002/biof.1302; 2016.
- WU, A.; NOBLE, E.E.; TYAGI, E. et al. Curcumin boosts DHA in the brain: implications for prevention of anxiety disorders. Biochim Biophys Acta; 1852(5): 951-61, 2015.
- BARANKEVICZ, Gizele Bruna. Poder antioxidante da cúrcuma (Curcuma longa L.) nos parâmetros neuroquímicos em ratos induzidos a depressão. 2015. Tese de Doutorado. Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz.
PERES, Anne Seliprandy; VARGAS, Eliza Garonci Alves; DE SOUZA, Vagner Vagner Rocha Simonin. PROPRIEDADES FUNCIONAIS DA CÚRCUMA NA SUPLEMENTAÇÃO NUTRICIONAL. REINPEC-Revista Interdisciplinar Pensamento Científico, v. 1, n. 2, 2015.

REFERENCIA ESPECIAL: vponline.com.br 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS