VOCÊ SABE O QUE É FODMAPs? CONHEÇA AQUI:


Os FODMAPs são uma família de carboidratos, monossacarídeos, dissacarídeos, oligossacarídeos e polióis, que podem ser fermentados no organismo e, em algumas pessoas, causar desconfortos intestinais, como formação de gases, dor abdominal, estufamento, constipação, diarreia, distensão abdominal e diarreia.
Os FODMAPS estão presentes em alimentos como xarope de milho, mel, leite de vaca, iogurte, queijo, cebola, farinha de trigo, centeio, grãos integrais de soja, cuscuz, farinha, lentilha e outras leguminosas.
Algumas pessoas são mais sensíveis aos FODMAPs, como as que possuem a síndrome do intestino irritável. Assim, uma dieta baixa em FODMAPs é bastante implementada na prática clínica como um tratamento eficaz para essa síndrome, que é uma doença intestinal que afeta indivíduos que tem a mucosa intestinal mais sensível. Aqueles que possuem outros problemas gastrointestinais ou que sentem desconforto ao consumir os FODMAPS possivelmente também precisariam de uma dieta com baixos níveis destes carboidratos.
Apesar de os carboidratos serem importantes na prática de atividade física, alguns atletas podem ser sensíveis aos FODMAPs sendo necessária uma adaptação em sua dieta. Um estudo de caso publicado pela International Journal of Sport Nutrition and Exercise Metabolism mostrou como uma dieta baixa em FODMAPs pode ajudar atletas com problemas gastrointestinais induzidos por exercício.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
LIS, Dana et al. Case Study: Utilizing a low FODMAP diet to combat exercise-induced gastrointestinal symptoms.

FONTE DA MATÉRIA: https://www.vponline.com.br


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS