Os benefícios da Vitamina D vão além da saúde óssea - veja!!!

Sabemos que na saúde óssea, a vitamina D é considerada como imprescindível por favorecer a absorção de cálcio pelo intestino, e estimular a proliferação de osteoblastos – células responsáveis pela síntese de componentes orgânicos da matriz óssea, e que são reduzidas no processo de senescência celular.
No sistema nervoso central, a vitamina D também é essencial e a sua administração é correlacionada com a melhora de funções cognitivas e redução de prevalência de doenças neurodegerativas – especialmente em idosos, população mais acometida por estas condições.
Na saúde cardiovascular, por exemplo, a vitamina D é considerada como protetora da saúde endotelial por ser um potente anti-inflamatório.
De forma complementar, a vitamina D é sugerida por modular o sistema renina-angiotensina-aldosterona que, em desequilíbrio, aumenta o risco de hipertensão arterial sistêmica. Por conseqüência, o aumento dos níveis pressóricos gera mais inflamação e lesão no endotélio vascular, sendo um gatilho para outras doenças, como a aterosclerose.
Recentemente, um estudo realizado em Nova York mostrou que a deficiência de vitamina D pode ser prejudicial para a saúde ocular. Ao avaliarem as concentrações sanguíneas de vitamina D em 913 mulheres, com faixa etária entre 54 e 75 anos, os autores verificaram que níveis deficientes desta vitamina podem aumentar o risco de degeneração macular relacionada à idade, em pacientes que apresentaram maior predisposição genética.

Desta forma, o consumo adequado de fontes de vitamina D ou a suplementação, se necessária, é muito importante não somente para ossos como vimos, é necessária para qualidade de vida e prevenção de doenças. Por isso, não deixe de fazer seu exame de dosagem sanguínea de vitamina D e procure sua Nutricionista Clínica.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS