Os Perigos a Saúde da Dieta HCG

A dieta HCG tem conseguido cada vez mais adeptos nos últimos anos. Ela propõe o emagrecimento por meio do consumo de uma quantidade baixíssima de calorias junto com a aplicação ou ingestão do hormônio HCG. Contudo, diversos estudos apontaram os riscos que este método pode causar para a saúde, como embolia pulmonar e até mesmo a morte.
A dieta do HCG pode aumentar o risco de trombose e embolia pulmonar: O hormônio HCG estimula a coagulação. Afinal, ele é produzido ao longo da gestação e é especialmente necessário durante o parto para evitar sangramentos excessivos neste momento.
Contudo, no corpo de uma pessoa que não está grávida, o fato do hormônio HCG favorecer a coagulação torna-se um risco à vida. Isto porque ele pode levar à coagulação excessiva que por sua vez favorece uma trombose. Quando a trombose ocorre no pulmão, a pessoa desenvolve uma embolia pulmonar, complicação que pode levar à morte. Inclusive, já foram notificados casos de morte por embolia pulmonar de pessoas que realizam a dieta HCG.
Pode prejudicar a fertilidade: Adicionar o hormônio HCG ao organismo pode comprometer a fertilidade de homens e mulheres. Isto porque quanto maior o volume de um determinado hormônio no organismo, menos nosso corpo irá produzi-lo. Isto pode alterar a hipófise que produz hormônio que estimulam os ovários e os testículos.
Problemas da baixa ingestão de calorias: A dieta HCG envolve passar até 40 dias ingerindo apenas 500 calorias diariamente. Dietas com esta quantidade tão baixa de calorias só são autorizadas em casos de risco de vida e nestas situações são realizadas com o paciente internado no hospital. Ao realizar uma dieta de 500 calorias sem estes cuidados e sem real necessidade pode levar à hipoglicemia, desmaios, náuseas, irritabilidade extrema e perda massa muscular.
Favorece o efeito sanfona: A dieta HCG não ensina a reeducação alimentar, por isso, as chances da pessoas voltarem aos hábitos alimentares pouco saudáveis são altas, o que leva ao ganho de peso. Além disso, como a dieta HCG é muito restritiva não haverá apenas a queima de gorduras, mas também de músculos. Contudo, quando o indivíduo volta para a dieta comum, o corpo quer retornar ao peso perdido, mas só recupera a gordura e então a pessoa fica mais flácida.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS