Dica da Semana: Qual o melhor molho?




  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

GABA: um neurotransmissor importante - Você conhece?








GABA (Gamma-AminoButyric Acid), é a sigla para o composto Ácido gama-aminobutírico, que é um neurotransmissor inibitório descoberto em 1950.
Está relacionado com o aminoácido, ácido glutâmico, um nutriente conhecido para melhorar o sono. GABA reduz o estresse e ajuda o cérebro a se preparar melhor ao sono pela ativação de receptores do cérebro e nervos.
GABA estimula a glândula pituitária e ajuda a aumentar a hormônio do crescimento (GH). Um estudo da Universidade de Milão, mostrou que a suplementação de GABA induziu um aumento de cinco vezes o hormônio de crescimento no fluxo sanguíneo.
GABA ajuda a estabilizar as atividades de ondas cerebrais. Num ensaio clínico realizado no Japão, GABA foi mostrado em aumentar as ondas alfa e diminuir as ondas beta.
É um importante neurotransmissor atuando como inibidor neurossináptico, por ligar-se a receptores específicos (os neurotransmissores são conhecidos por promovem respostas excitatórias ou inibitórias entre neurônios que se comunicam por sinapses químicas). Esta é a forma como os nervos e se comunicam com o tecido cerebral.
Quando o cérebro funciona de neurotransmissores, os sinais entre os nervos fica mais lento. Os sintomas de uma deficiência de GABA incluem ansiedade, baixo desejo sexual, dores de cabeça, palpitações cardíacas e até convulsões. GABA afeta a epilepsia e doença de Parkinson.
GABA está contida em muitos carboidratos complexos, como massas e grãos e também pode ser sintetizado pelo aminoácido glutamina e a vitamina B6 também é necessária para a síntese de GABA.
Dois outros aminoácidos têm sido mostrados para trabalhar em conjunto com GABA ajudando na sua absorção. Taurina ajuda a sintetizar GABA. Ambos taurina e glicina são produzidas no corpo, mas podem ser complementados ajudando com a produção de GABA.
GABA também favorece na Nutrição Esportiva ajudando no crescimento muscular.

PARA CONHECER AS FONTES DE GABA DE FORMA NATURAL OU SUPLEMENTAÇÃO, CONSULTE SEU NUTRICIONISTA CLÍNICO E TENHA OS BENEFÍCIOS DESTE NEUROTRANSMISSOR PARA SUA SAÚDE.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Nova revista sobre Glúten e Lactose - Dicas, Sugestões e Receitas!!!

Olá queridos Pacientes e Alunos.,

Gostaria de compartilhar com vocês uma novidade, a nova revista sobre Glúten e Lactose da Saúde Agora.
A revista é repleta de dicas, sugestões e receitas exclusivas saborosas e tudo com a consultoria de especialistas. Vale a pena conhecer!!! Já esta nas bancas.

Abraços.










  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Confira as 687 dicas e sugestões da Nutricionista Cristiane no Pinterest:

Olá Pessoal!

Gostaria de comunicar que no Pinterest já foram publicadas 687 imagens com dicas, receitas e sugestões nutricionais para dietas e reeducação alimentar.

O acesso é gratuito pelo site ou pelo seu celular (baixando o aplicativo).

Encontro vocês lá!!!
Abraços.



  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Amido Resistente e seus benefícios a saúde!


O amido resistente é capaz de induzir uma flora intestinal anti-inflamatória, reduzir a resistência à insulina, reduzir significativamente a elevação da glicemia e de insulina que ocorre após a ingestão de carboidratos e melhorar a constipação.
Richard Nikoley e Tim Steele, popularizaram a técnica de suplementar amido resistente com o emprego de Unmodified Raw Potato Starch, ou seja, Fécula de batata crua e não modificada. A marca testada e aprovada pode ser encontrada na Amazon, mas é vendida apenas na América do Norte.


Se a fécula/farinha tiver sido aquecida ou submetida a pressões extremas durante a sua fabricação, isso modifica as características dos grânulos de amido, podendo fazer com que o produto aumente a glicemia, ao contrário do que ocorre com o Bob's Red Mill Unmodified Raw Potato Starch, da foto acima.

Portanto, se quiser saber mais sobre e a melhor indicação para o seu caso, procure seu nutricionista clínico, pois existem sim opções nacionais que podemos usar!



  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

SUGESTÃO DE LEITURA:



  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Qual a melhor Barrinha de Cereal para comer???


Quem faz dieta ou se preocupa com alimentação sabe que a barrinha de cereal virou quase sinônimo de lanchinho. Mas até ela precisa de cuidados na hora do consumo. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, algumas barrinhas de cereais não são tão saudáveis assim. 
Isto porque elas tem excesso de corante, conservante e xarope de milho. "Esta última substância é rica em frutose que quando ingerida em excesso pode levar a Resistência à Insulina, Compulsão Alimentar, elevação do Ácido Úrico e Esteatose Hepática, que é um acúmulo de gorduras nas células do fígado.
 Além disso, algumas opções do alimento, além das prometidas fibras da composição, também podem contar com alto teor de açúcar e gorduras trans. Este tipo de gordura pode aumentar o colesterol ruim, LDL, e baixar o colesterol bom, HDL.

Segue sugestões mais saudáveis abaixo:







  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Razões de comer de 3 em 3 horas:


Aumenta o teu metabolismo que é a quantidade de calorias que queimamos por dia. Se o nosso metabolismo for baixo, queimamos poucas calorias, se for alto queimamos muitas calorias. Então porque razão comer de 3 em 3 horas aumenta o teu metabolismo? Porque, cada vez que ingeres um alimento, o teu organismo terá de gastar energia para o digerir. Por essa razão cada vez que comer está a queimar calorias.
Evita ataques de fome, isto porque quando fica muitas horas sem comer, fica cheio de fome, e a única coisa que quer fazer é comer, sem se importar se é comida saudável ou não. O que muitas vezes acontece é que acaba por comer doces ou comidas com muita gordura (que é o que geralmente grande parte dos cafés e bares tem para te vender).
Mantém os teus níveis de energia altos. No caso das pessoas que ficam muitas horas sem comer ( como exemplo: caso muito comum de comer 3 vezes ao dia - pequeno almoço, almoço e jantar) , elas verificam muitas vezes situações de moleza e cansaço. Isto acontece porque os seus corpos ficaram privados de energia durante muito tempo. A importância da alimentação no nosso corpo funciona mais ou menos como a importância do combustível para o automóvel, se não lhe damos combustível ele não anda e se lhe pomos um bom combustível ele fica mais potente. Por essa razão, para nos sentirmos com mais energia no nosso dia-a-dia, é importante comermos de 3 em 3 horas e dar ênfase a comida saudável.
Evita a destruição dos músculos. O nosso corpo precisa estar constantemente a receber aminoácidos (blocos construtores das proteínas), ou provenientes da alimentação ou dos nossos músculos.  Quando se come de 3 em 3 horas, o organismo está constantemente a receber nutrientes (aminoácidos) para os músculos, mantendo assim a nossa massa muscular. Ficando muitas horas sem comer o nosso organismo fica privado de receber os aminoácidos dos alimentos, então vai buscá-los aos nossos músculos,  o nosso organismo entra assim no estado de catabolismo, ou seja, destruição muscular. As conseqüências que advêm disso são : um corpo flácido e um metabolismo baixo.
Melhor utilização dos nutrientes por parte do organismo. Ao alimentar constantemente o nosso corpo, provocamos um fluxo constante de nutrientes em doses menores no nosso organismo, comparando, por exemplo, com o programa habitual de 3 refeições ao dia. Isto porque desta forma ( fazer 3 refeições ao dia) cada vez que comemos, comemos em exagero (devido a grande fome que temos), e consumimos mais energia do que a que precisamos, então como tal o organismo vai armazená-los. Essa energia a mais vai ser armazenada sobre a forma de gordura. Se comermos mais regularmente ao longo do dia, isso já não acontece.

Diminui a armazenamento de gordura. Comer de 3 em 3 horas vai evitar que o teu corpo desencadeie o mecanismo de sobrevivência, que vai provocar armazenamento de gordura. Para, além disso, comer freqüentemente faz diminuir a quantidade de calorias que se consome em cada uma das refeições, fazendo com que o organismo utilize toda a comida como energia, para continuar o dia, ao contrário do que acontece quando comemos poucas vezes ao dia. Quando ficamos muitas horas sem comer, depois temos tendência a comer mais do que o nosso corpo precisa, então o nosso organismo vai armazenar parte dessa comida sobre a forma de gordura, para quando mais tarde precisar.

Veja o esquema abaixo de tudo que acontece se ficamos mais de 3 horas sem comer:


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

BATIDOS DESINTOXICANTES - Saiba mais aqui!








Os BATIDOS DESINTOXICANTES devem ser feitos, como o próprio nome indica, de alimentos vegetais frescos com propriedades desintoxicantes e livres de todo e qualquer produto lácteo, açúcares, adoçantes, corantes, conservantes, produtos químicos tóxicos, etc.
Devem ser feitos com alimentos biológicos e água pura (filtrada) e tomados de seguida para que não se percam as vitaminas e nutrientes e não oxidem.
Podem ser consumidos : (1) em jejum; (2) 15 a 20 minutos depois de se ter tomado um copo de água quente em jejum; (3) a meio das refeições (se forem tomados junto com as refeições não têm ação desintoxicante, mas apenas nutritiva).
As épocas mais propícias a fazer batidos desintoxicantes são as da primavera e o verão. Isto não significa que não podemos tomar estes batidos no outono ou no inverno, mas é de evitar o excesso de alimentos crus ou líquidos nestas estações que são predominantemente frias e úmidas. A primavera é a estação do ano que corresponde ao Fígado, que muitas vezes fica sobrecarregado com o excesso de alimentos mais gordos e pesados consumidos no inverno.

Segue uma sugestão:

- 2 cenouras
- 1 ou 2 maçãs
- 3 a 4 cm de gengibre fresco
- 1 rodela limão (opcional)

Coloque todos os ingredientes bem lavados e cortados em pedaços na liquidificadora com 1 copo de água pura (filtrada). Bate tudo durante 2 ou 3 minutos e consumir de seguida.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Os benefícios das tâmaras para a sua saúde - Conheça aqui!!!





As tâmaras surgiram no Marrocos. Em vários países do norte da África e Oriente Médio é o único alimento básico disponível para que seus habitantes consigam obter doses necessárias de carboidratos e proteínas ao dia.
Substituta ideal do açúcar refinado ou adoçantes artificiais, uma única tâmara é quase 80% carboidratos. Cerca de 5 unidades possuem aproximadamente 115 calorias, e também boas doses de  proteínas, gorduras e sais minerais como cobre, enxofre, ferro, potássio, magnésio e fibras.
Muito utilizadas pelos viajantes orientais, as tâmaras são excelentes para controlar o vicio por alimentos doces refinados. Possuem, na mesma medida, fibras alimentares solúveis, que regulam os níveis de glicose no sangue, e fibras insolúveis, que auxiliam nos tratamentos de intestino irritável e constipação.
O manganês presente nas tâmaras promove a produção de antioxidante que destrói radicais livres e reduz os níveis de triglicérides no sangue. O cobre auxilia na absorção do ferro, formação de colágeno, formação de células vermelhas e sistema nervoso central.
Ainda são ricas em aminoácidos, sendo compostas pelos 23 aminoácidos essenciais e todos os outros.



  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

DOCE SAUDÁVEL PARA TPM:

INGREDIENTES:

- 1 unidade de beterraba pequena
- 1 xícara de chá de água
- 1/2 xícara de chá de açúcar demerara 
- 1 ½ xícara de chá de extrato de soja 
- 2 colheres de sopa de amido de milho
- ½ xícara de chá de coco ralado light

MODO DE PREPARO:

Bater no liquidificador a beterraba com a água e o açúcar. Despejar em uma panela, e, acrescentar o extrato de soja em pó, o amido de milho e o coco ralado. Levar ao fogo, mexendo sempre, até começar a soltar do fundo da panela. Colocar em um prato e deixar esfriar. Fazer bolinhas com as mãos levemente molhadas e passar no coco. Depois levar à geladeira até ficarem firmes.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

DICA DA SEMANA: sanduíches saudáveis e práticos para o dia-a-dia!




  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Benefícios do Gergelim Preto para emagrecer:



As fibras insolúveis, as proteínas e o óleo prolongam o tempo de digestão do gergelim preto, deixando a pessoa saciada por mais tempo, o que auxilia as dietas para emagrecer.
O óleo do gergelim preto tem ação anti-inflamatória, o que favorece o emagrecimento, tendo em conta que o tecido adiposo (gorduroso) do corpo é um tecido inflamado.
Atua diretamente sobre a quebra da gordura corporal para que seja eliminada, além de impedir que mais gordura seja formada e armazenada.
O gergelim preto pode ser usado em saladas, sopas, batido com sucos e iogurtes, misturado com frutas ou arroz, ou ainda no preparo de pães e biscoitos.
Para aproveitar melhor os seus benefícios, recomenda-se ingerir o gergelim preto cru e com casca. 1 a 2 colheres de sopa por dia é suficiente.

RECEITA DE PASTA DE GERGELIM PRETO PARA PASSAR NO PÃO

·       Tostar 1 xícara de gergelim sem pele numa frigideira;
·       Esperar esfriar e bater no processador até formar uma farofa, ligando e desligando;
·       Continuar batendo até obter a consistência de pasta.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

CONVITE PARA UM EVENTO: "SÁBADO NA LETRA"



  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

COMEMORAÇÃO: 650 dicas postadas no pinterest!


Para ter acesso a todas as dicas, baixe no seu celular o aplicativo pinterest, é gratuito! Clique na imagem abaixo para fazer o download.



  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

DICA DE LIVRO: “Queijos veganos”


Agora em maio, a Editora Alaúde lançará o livro “Queijos veganos”, neste livro, a autora que é francesa, vegana e apaixonada por alimentos orgânicos, traz 25 receitas inovadoras de queijos caseiros de dar água na boca. Clássicos como mozarela, feta, gouda e cheddar foram adaptados para uma versão vegana.

Segue o link do site da autora:

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

RECEITA DA SEMANA: bolo de caneca de coco light!!!

Olá queridos pacientes e alunos!!!


Testei uma receita super rápida de um bolo de caneca saudável, vou dividir com vocês a receita... espero que gostem!

Ingredientes:
1 ovo + 2 colheres sopa de clara + 3 colheres de chá de farinha de coco + 1/2 colher de chá de açúcar de coco + nibs de cacau + 1/2 colheres de chá de fermento em pó.

Modo de preparo:
Misture tudo e coloque 2min no microondas. Ficou bem gostoso, mas um pouco seco, por isso a dica é colocar um pouco de água ou leite de arroz ou de soja. Pra quem puder, pode colocar leite desnatado também e da pra adicionar ainda uma banana ou maçã picada!!! Dá para colocar coco ralado light por cima.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS