ADITIVOS ALIMENTARES... consumo alimentar para o câncer!!!




Segue abaixo as últimas notícias sobre os aditivos alimentares perigosos a nossa saúde que os jornais, rótulos de alimentos e informativos não nos repassam! 


FRANGO CONTAMINADO COM ARSÊNICO
Arsênico é uma substância comprovadamente cancerígena, mas é componente comum em medicamentos usados na criação de aves - tem várias finalidades (desde tratamento de doenças até aceleração do crescimento animal). Dos quatro medicamentos que eram utilizados, três foram proibidos no Brasil em 2013 (o que restou é a única alternativa para tratar uma doença chamada histomonose, que costuma atingir perus). Na União Europeia, não se utiliza nenhum deles. O arsênico aprovado pelo FDA (dos EUA) é orgânico e não causa câncer. No entanto, estudos indicam que o arsênico orgânico pode se transformar em arsênico inorgânico, o que pode gerar câncer e também migrar para lençóis freáticos, contaminando a água. Este aditivo está banido da União Europeia desde 1999, mas ainda é vendido no Brasil e em outros 14 países.

OLESTRA
Proibido no Reino Unido e Canadá, o olestra é uma gordura adicionada aos salgadinhos prontos para consumo ou que precisam ser aquecidos, como a pipoca de micro-ondas. Ele é um lipídeo sintetizado que frita alimentos e não é absorvido pelo organismo, ou seja, o corpo não acumula calorias em forma de gordura. É considerado perigoso, pois não só evita a gordura indesejada a partir de alimentos, mas também diminui a capacidade do organismo de absorver as vitaminas A, D, E e K. Alguns efeitos colaterais podem ser cólicas, gases e diarreia. O FDA aprovou o olestra sob a condição de que o fabricante colocasse um aviso sobre a existência do componente no produto. Por fim, ele foi direcionado para produção de tintas e lubrificantes.No entanto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) permite o uso do olestra em produtos alimentícios desde que seja colocado um aviso na rotulagem com os dizeres “este produto pode ter aditivo laxativo”. No Reino Unido e no Canadá, o olestra é proibido.


ÓLEO VEGETAL BROMADO (BVO, NA SIGLA EM INGLÊS)
O BVO é produzido a partir da adição de moléculas de brometo no óleo comum. É proibido em mais de 100 países e muito limitado nos que ainda permitem. Seu consumo a longo prazo está relacionado a muitas doenças. Inicialmente feito como retardante de chamas em espuma de colchão, hoje a substância é mais comumente encontrada em refrigerantes. Atua como um aditivo estabilizante, garantindo que os elementos não se separem durante o processo de fabricação. O excesso de bromo no organismo pode desencadear diversos riscos à saúde dos consumidores, como hipotiroidismo, distúrbios de memória, enfraquecimento, tremores, paranoia aguda e bromismo (sintomas do bromismo: perda de apetite, dor abdominal, fadiga, acne, arritmia cardíaca, infertilidade).

HORMÔNIO SINTÉTICO rbST
A somatotropina recombinante bovina (rbST) é uma versão sintética da somatotropina, o hormônio do crescimento, que é usado em vacas para aumentar a produção de leite. Os resíduos deste aditivo no leite que consumimos já foram associados a infertilidade, fraqueza muscular e câncer de mama e próstata, além de mastite (inflamação das mamas) nas vacas. É proibido na União Europeia, Canadá, Japão e Oceania. Nos Estados Unidos, é legalizado, porém, sob a restrição de que apresente no rótulo “contém rbST”.

BROMATO DE POTÁSSIO

Olha o bromo aqui de novo. Mas desta vez, com um uso diferente. Enquanto o BVO está em isotônicos e refrigerantes, o bromato de potássio é usado na panificação, diminuindo o tempo necessário para assar a massa. É proibido na China, Canadá e União Europeia. Também foi proibido no Brasil. A International Agency for Research on Cancer (IARC - Agência Internacional de Pesquisa em Câncer, em tradução livre), órgão ligado à Organização Mundial da Saúde (OMS), classificou o bromato de potássio como um agente possivelmente cancerígeno para humanos. Essa substância é proibida por lei federal em qualquer quantidade nas farinhas, em preparo de massas e nos produtos de panificação. O uso é considerado crime hediondo, a substância pode causar câncer em fetos se ingerida por gestantes, problemas nos rins, danos ao sistema nervoso, problemas na tireoide, desconforto gastrointestinal e câncer. Uma boa maneira de identificar o pão com bromato de potássio é verificar se ele esfarela com facilidade.

AZODICARBONAMIDA (ADA)

A ADA pode induzir à asma e existem apenas cinco países no mundo que não proíbem este composto, que é utilizado para clarear a farinha e o plástico. O que um componente do plástico está fazendo no meio da nossa comida? Definitivamente, não deveria estar lá. Também é utilizado pela indústria química na fabricação de solas de borracha de sapatos e tapetes de ioga. Na indústria alimentícia, ele é utilizado em pães e foi proibido em diversos países por ser potencialmente prejudicial à saúde. Segundo um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), o composto pode causar problemas respiratórios, como asma e irritações de pele. No Brasil, a azodicabonamida é legalizada nos padrões de 0,004 g por 100 g de farinha.


CONSERVANTES BHA (HIDROXIANISOLE BUTILADO) E BHT (HIDROXITOLUENO BUTILADO)

Em 2013, o relatório sobre agentes cancerígenos do Departamento de Saúde e Serviços Humanos, do Programa Nacional de Toxicologia dos EUA, afirmou que o BHA "é razoavelmente previsto para ser um carcinógeno" e o BHT pode causar intoxicações sistêmicas. Esses conservantes estão em gomas de mascar, cervejas, cereais e até na carne, para evitar a rancificação de óleos e a oxidação  São proibidos no Japão e em grande parte da Europa.



  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

RECEITA DO CUBINHO DE IOGURTE E FRUTAS!

Olá queridos Pacientes e Amigos.,

Com este calor em Curitiba e região, precisamos encontrar maneiras saudáveis para nos refrescar...
Então, minha dica é: basta encher sua forma de gelo com algum iogurte light de sua preferência. Leve para o congelador e pronto! Depois de algum tempo você já tem um jeito delícia, light e fácil de matar a vontade de algo doce e gelado! Se quiser incrementar a receita, coloque alguma fruta dentro como banana, framboesa, morango, amora…chia, linhaça... goji berry... dá para inventar moda!!!

Abraços.







  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

RECEITA VEGANA: iogurte de grão de bico!!!




Ingredientes:

ü 1 litro de leite de grão-de-bico 
ü 1 sachê de fermento lácteo para preparo de leite fermentado 
(recomendo a marca BioRich)

Modo de preparo do leite de grão-de-bico:

As máquinas de leite vegetal em geral não vêem com a receita ou a opção de leite de grão-de-bico. Por isso, siga as mesmas instruções para o preparo do leite de soja, substituindo apenas o grão. Para quem não possui uma máquina dessas, é possível fazer esse iogurte com outros tipos de leite vegetal também, como leite de castanhas. No entanto, o iogurte com leite de castanhas não ficará muito consistente.

Modo de preparo do iogurte:
O procedimento para o preparo desse iogurte é igual aos demais iogurtes caseiros: Após o preparo do leite (vegetal), deixe o leite esfriar até atingir a temperatura de 40 graus ou “morno esperto” (no verso da embalagem do fermento lácteo há instruções de como garantir a temperatura correta de maneira simples e sem auxílio de termômetro). Despeje o leite em um recipiente de vidro (para quem não tem iogurteira como eu) e misture o conteúdo do sachê até o fermento dissolver por completo. Em seguida, enrole o recipiente em um cobertor e deixe descansar em um local aquecido (isopor ou caixa térmica funcionam bem) de 8 a 12 horas para adquirir consistência. Após esse período, conservar em geladeira.

Sugestão de consumo: O iogurte de grão-de-bico fica uma delicia adoçado com mel ou tâmara e acompanhado de frutas e sementes. Fica excelente com banana, pêra, mamão, maçã, kiwi ou morango, pode colocar chia em grãos, linhaça ou goji berry...


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

COMO ENGORDAMOS... ???

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR...




  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

CONHEÇA AS GORDURAS: NÃO SATURADA, SATURADA E TRANS!

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR!



  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

CAMPANHA COM INFOGRÁFICO CONTRA O CONSUMO DO REFRIGERANTE

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR!




  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

BOYSENBERRY x BRASIL!!!


Olá Pessoal!

Pesquisando sobre frutas antioxidantes, encontrei em um site dos Estados Unidos sobre a história do boysenberries, que é uma fruta de origem através do blackberry cruzada com Loganberry ou framboesa vermelha. No Brasil não temos notícias dela ainda, mas tenho certeza que logo será uma “febre” de noticiários!!!
Segue abaixo os benefícios desta super fruta poderosa em ação antioxidante.

·       Ricos em vitamina C e fibras, sendo que ambos foram mostrados para ajudar a reduzir os riscos de certos tipos de câncer.
·       Contêm altos níveis de antocianinas, que funcionam como antioxidantes para ajudar a combater os danos dos radicais livres no organismo, e dar Boysenberries sua profunda cor escura.
·       Os níveis de antioxidantes de alimentos pode ser medida como ORAC (Oxygen Radical) para ver a capacidade de absorção. O valor ORAC de Boysenberries é de 42 umoles / TE / g quase o dobro de blueberries, um antioxidante conhecido.

·       Contêm ácido elágico, um composto conhecido para combater o câncer, vírus e bactérias.





  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Physalis Peruviana, você conhece?


Mais uma superfruta da família dos berries está ganhando destaque no Brasil. Desta vez é o golden berry (Physalis peruviana) que, ao contrário dos demais, como goji berry e morango, que vêm da Ásia ou Europa, é originário da América do Sul, mais especificamente dos Andes peruanos e equatorianos. Ele já é conhecido em outros países como África do Sul, Austrália e China e recebeu uma variedade de nomes como inca berry, cape gooseberry e cereja-do-chão peruana.

Não use sem orientação de seu nutricionista, pois o consumo pode não ser indicado para você!

Benefícios:

- Ajuda a controlar a pressão sanguínea;
- Contribui para o fortalecimento do sistema imunológico;
- Promove o bom funcionamento do intestino;
- Colabora para a regularização dos níveis de glicemia;
- Ajuda a controlar os níveis de colesterol;
- Contribui para aliviar os sintomas relacionados à TPM;

- Colabora para reduzir o cansaço e a fadiga.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

MATÉRIA NA REVISTA DIETA JÁ!

 Olá queridos pacientes e amigos!!!

Segue mais uma matéria publicada na revista Dieta Já! Edição número 237.
O tema é sobre Enxuga Express com Muçarela – cardápio para perda de peso de 1,5kg em dois dias com receitas bem saborosas que eu mesma fiz.
Espero que gostem!

Abraços.









  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

RECEITA ESPECIAL APÓS FESTAS DE FIM DE ANO COM MATCHA!!!



Com origem nos templos budistas do Japão, o matcha é mesmo diferente. Ele é elaborado com as folhas mais novas e tenras do chá verde, vindas de plantações protegidas do sol. Depois de colhidas, as folhas são trituradas muito lentamente em um moinho de pedra, até que sejam reduzidas a pó.
Com isso, pode ser preparado também de modo alternativo e mais rápido. Basta colocar a água quente sobre ele e misturar gentilmente, até que se formem bolhinhas nas bordas da xícara.

Benefícios:

- Aumenta a energia e permite manter um agradável estado de vitalidade de 6 a 8 horas.
- Aumenta o metabolismo, razão pela qual é um grande depurativo natural.
- Melhora a concentração e reduz o estresse.
- Possui um grande poder para combater o envelhecimento graças à sua excepcional concentração de polifenóis antioxidantes.
- Seu consumo habitual baixa a tensão arterial e o colesterol, prevenindo os riscos de doenças cardiovasculares.
- Contribui para reduzir os riscos de câncer de mama, incômodos pré-menstruais e ajuda a reduzir a celulite.


RECEITA COM MATCHA
Receita americana adaptada para o Brasil de acordo com o site abaixo:

Ingredientes

- 75g de Aveia em flocos (sem glúten)
- 30ml de  água de rosas vermelhas
- 1 copo (230ml) de água de coco ou leite de amêndoas
- 1 colher de chá de canela em pó
- ½ colher de chá de Matcha

Preparo:

Coloque a aveia, água de coco ou amêndoas em uma panela, tão logo o leite esquente em um fogo baixo ou médio, adicione a canela e mexa bem. Uma vez que o leite começa a absorver, isso vai levar cerca de 2 minutos, adicione lentamente a água de rosas e mexa constantemente. Isso ajuda a torná-lo realmente cremoso. Continue mexendo até que o mingau torna-se uma consistência espessa.

Antes de usar a matcha precisará batê-la: ½ colher de chá de matcha em 1 colher de sopa de leite.  Acrescente a marcha ao mingau e agite  até a matcha fazer um delicioso redemoinho verde. 
Aprecie quente.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

NOVIDADE NA ITÁLIA: CAFÉ EM SACHÊ ENERGÉTICO



Suplemento alimentar em pack sabor café. Garante um café energizante, mas com menos cafeína. Ele também contém Guaraná, Ginseng e Eleutherococcus que trabalham sinergicamente com vitaminas do complexo B, estimulando a função cognitiva e reduzir a sensação de cansaço e fadiga. 
Ele não contém adição de açúcar, GMO, glúten e alérgenos, além de ser muito prático para o dia-a-dia!
Compras apenas pelo site ainda:




  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Estudos científicos sobre o Ácido Elágico X câncer: Confira!!!



Os estudos têm mostrado seus benefícios como antioxidante com possíveis propriedades anticancerígenas. O corpo produz o ácido elágico a partir de elagitaninos, que são encontrados em algumas frutas e nozes. Mais pesquisas são necessárias sobre os benefícios desse ácido, mas comer alimentos ricos em elagitaninos como parte de uma dieta balanceada é provavelmente saudável, de acordo com o Memorial Sloan-Kettering Cancer Center em Nova York.
O corpo produz ácido elágico a partir de framboesas vermelhas, morangos, amoras, romãs, pecã e outros alimentos vegetais, de acordo com o Sloan-Kettering e a American Cancer Society.

Os estudos em culturas de células e animais de laboratório mostraram que o ácido elágico pode matar alguns tipos de células cancerosas e retardar o crescimento de tumores. A investigação sobre culturas de tecidos sugere que o ácido elágico diminui o efeito dos estrogênios em promover o crescimento das células do câncer de mama. Entretanto, outras pesquisas em seres humanos são necessárias para provar as propriedades anticancerígenas do ácido elágico, de acordo com a American Cancer Society.
O ácido elágico tem propriedades antivirais e antibacterianas e pode ajudar a curar feridas e reduzir o risco de doenças cardíacas, problemas de fígado e defeitos de nascimento, de acordo com a American Cancer Society.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS